No último final de semana, 06 e 07 de fevereiro, as paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, de São Mateus do Sul, e também a paróquia Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Rio Azul, acolheram os novos padres nomeados.
PARÓQUIA N. Sª. DO PERPÉTUO SOCORRO
No sábado, 06, na missa das 19h, padre Mário Fernando Glaab foi apresentado como novo Vigário Paroquial da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A missa que se deu às 19h, contou com a presidência do padre Sidnei José Reitz, pároco, e foi também concelebrada pelo padre João Francisco Sieklicki, que até então estava na paróquia atuando como Vigário Paroquial, além do Diácono Permanente Luiz Francisco Huk.
Em suas palavras, o novo vigário destacou a importância do padre estar sempre disponível à missão que a Igreja, por meio do bispo diocesano o pede e o confia. “Quando somos ordenados damos o nosso sim aceitando estar dispostos a irmos onde o bispo nos confiar. Agradeço ao nosso bispo que me confiou esta missão aqui nesta paróquia”, expressou padre Mário.
Além dos fiéis leigos e leigas que vieram para a celebração acolher o novo padre, lideranças da Matriz o acolheram com uma mensagem de boas-vindas.
PARÓQUIA Nª. SENHORA APARECIDA E CZESTOCHOWA
No Domingo, na missa das 9h, foi a vez do padre José Levi Godoy tomar Posse como pároco, em sua nova paróquia. A missa na matriz Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, em São Mateus do Sul também recebeu fiéis tanto da comunidade que acolhia o novo padre, quanto lideranças leigas da paróquia São Joaquim e Senhora Sant’Ana, de Paulo Frontin, onde padre Levi atuou por nove anos e meio.
A Missa foi presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, que após lido os Documentos que oficializam a Posse do novo pároco, entregou, em um gesto simbólico as chaves da igreja e a chave do sacrário ao novo pároco, expressando a entrega do cuidado e zelo que o sacerdote deve ter por sua comunidade como “Casa de Deus” e espaço de encontro e comunhão dos fiéis com o seu Senhor. “Padre Levi, sei que a nova missão não deve ser algo tão fácil, pois quando ficamos em uma determinada comunidade criamos laços de amizade e somos tidos como membro de uma família nela. Muito obrigado padre Levi, muito obrigado por aceitar esta nova missão. E peço também aos leigos que se apresentem ao padre manifestando seus dons e talentos para ajudar na comunidade, exerçam o que vocês receberam no Batismo e na Crisma em prol da comunidade”, agradeceu e exortou o bispo.
Após as assinaturas dos Documentos pelo bispo, padres, e lideranças da comunidade, membros do Conselho Econômico Paroquial (CEP), acolheram o padre Levi manifestando apoio e prontidão em caminharem juntos.
Em suas palavras, padre Levi manifestou agradecimento a todos os padres que passaram pela paróquia e por todos os leigos que se engajaram na formação da comunidade.
PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Paróquia conduzida pelos padres da Congregação do Verbo Divino, a paróquia Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Rio Azul também acolheu no domingo, na missa das 19h, um novo vigário paroquial, designado pelo provincial da Congregação. Padre Arul Sathish Kumar Gnanasekaran, que é indiano, foi apresentado na missa, pelo padre Mário Fernando Glaab, Vigário Geral da Diocese. A missa foi também concelebrada pelos padres Mateus Lau Nurak, pároco, e pelo padre Luiz Talacz, que estava atuando até então na paróquia. Também na celebração foi feita a acolhida da Irmã Mari Inês Gureski, da Congregação Franciscanas da Sagrada Família de Maria. Padre Luiz Talacz e Irmã Mari Inês são primos, ambos da cidade de Rio Azul.
Há um ano no Brasil, padre Sathish passou por várias paróquias das Províncias da Congregação no Brasil, sendo a última em Curitiba. Alegre pela acolhida feita pelos padres presentes e por lideranças da comunidade, se colocou a disposição para caminhar junto com o projeto pastoral da paróquia e também da Diocese.
Em acolhida ao novo vigário, padre Mário Glaab louvou o trabalho missionário e a disponibilidade de desprendimento em largar toda a vida na terra de origem e se colocar a caminho para um novo país. “É admirável a atitude de deixar tudo lá onde morava para vir em um lugar de outra língua, outra cultura, tudo novo e diferente, se colocando à serviço do Reino, dando continuidade à Igreja de Jesus, levando a Mensagem do Cristo a outros lugares”, pronunciou o Vigário Geral.
Ainda no mês de fevereiro acontece outras Posses, como expresso no cronograma abaixo:
Próximas Posses
- Dia 12 de fevereiro, às 19h, padre Frei Francisco Pereira da Silva, como vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória.
- Dia 14 de Fevereiro, às 9h, padre Evaldo P. Karpisnki, como pároco na paróquia São Joaquim e Senhora Sant’Ana, em Paulo Frontin.
- Dia 25 de Fevereiro, às 18h, padre Marcelo Antonio Rosa, como Reitor do Seminário Diocesano, em União da Vitória e padre João Henrique Lunkes, como Diretor do IFTESAM.
- Dia 28 de Fevereiro, às 9h, padre João Francisco Sieklicki, como Administrador Paroquial da Paróquia São Carlos Borromeu, em Paula Freitas.
Matéria e Fotos: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória.
GALERIA DE FOTOS
POSSE PE. MÁRIO GLAAB
POSSE PE. LEVI
APRESENTAÇÃO DO PADRE SATHICH