Na noite de sexta-feira, 12 de fevereiro, a paróquia Nossa Senhora do Rocio, do Bairro Rocio, em União da Vitória, acolheu o novo Vigário Paroquial, padre Frei Francisco Pereira da Silva. (Biografia Aqui).
Membro do Instituo Missionário Servos do Senhor, padre Frei Francisco tem 36 anos de idade e dois anos e meio de sacerdócio. Atuará na paróquia Nossa Senhora do Rocio auxiliando o padre Frei José Balbino dos Santos Filho, pároco.
A celebração que teve início às 19h, foi presidida pelo padre Mário Fernando Glaab, Vigário Geral da Diocese, que fez a Leitura da Provisão de Nomeação de Vigário Paroquial, Documento emitido pela Cúria Diocesana, e assinado pelo bispo, Dom Walter Jorge, e pelo Chanceler do Bispado, padre Abel Zastawny.
Em sua homilia, meditando os textos bíblicos da Liturgia, padre Mário fez uma relação da missão de Jesus com a missão do sacerdote na paróquia e também dos leigos. “Caro Frei Francisco, a Missão de Jesus agora é sua, é nossa, de fazermos as coisas sempre bem feito. Procure fazer da melhor maneira possível, não no seu nome, mas no nome de Cristo. E tenha certeza de que quanto mais se doar por esta causa, muito mais vai sentir a Graça de Cristo em sua vida. Digo isso para o Frei, mas também para todos. Tenhamos essa consciência de que se nós de fato virmos em nossos ministros ordenados, a mão de Cristo agindo, vamos nos libertando de tantas amarras, que não nos deixam ouvir, não nos deixam falar. Se estivermos unidos, aí sim o Cristo vai poder se comunicar conosco”, refletiu o Vigário Geral.
Contando com a presença de alguns fiéis, lideranças da paróquia, Ministras da Comunhão Eucarística, acólito e coroinhas, a celebração pode ser acompanhada também pela Rede Social da paróquia, sendo transmitida pela internet.
Frei Balbino, pároco, ao apresentar o novo Vigário Paroquial, relatou um pouco de sua história na formação e trabalhos que exerceu, dizendo que se sente feliz por ter além de um irmão no Ministério, também um amigo. “Eu e Frei Francisco somos bons amigos, fizemos uma caminhada juntos na formação e agora é muito bom também podermos trabalharmos como irmãos no Ministério aqui na paróquia”, partilhou o pároco.
Dirigindo palavras aos fiéis no final da celebração, padre Frei Francisco expressou gratidão à paróquia do Rocio, que contribuiu para o seu sacerdócio, e rogou as Graças de Deus para poder retribuir à paróquia na ação pastoral. “Louvo a Deus por existir a paróquia do Rocio. Se não fosse a paróquia do Rocio não seria padre nessa ocasião. Que Deus, pela ação do seu Santo Espírito me ajude a ser para este povo, não o Frei Francisco, mas outro Cristo no meio de vocês”, disse o novo Vigário.
Continuando ainda em fevereiro outras Posses, nesta semana além da apresentação do Frei Francisco na paróquia do Rocio, neste domingo, 14, na missa das 9h, padre Evaldo Karpinski toma posse como pároco, na paróquia São Joaquim e Senhora Sant’Ana, em Paulo Frontin. A missa será presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano.
Texto e Fotos: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
GALERIA DE FOTOS
Em sintonia com vcs caríssimos confrades Frei Pereira e Frei Balbino, em sintonia com toda nossa paróquia do Rocio. Logo no dia 17 estarei aí junto com vocês compondo a nossa tenda e dando início também esse tempo bonito: tempo Quaresmal.