Na noite de sábado, 06, na missa das 19h, a paróquia São José Castíssimo Esposo da Virgem Maria, deu abertura oficial na paróquia, do Ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco, em ocasião dos 150 anos da declaração do Papa Pio IX, colocando o santo como padroeiro universal da Igreja, com a temática “Patris Cordis” “com coração de Pai”.
Seguindo todas as orientações de distanciamento, a celebração contou com expressivo número de fiéis da Matriz, além de fiéis das 19 Comunidades do interior, que trouxeram seus padroeiros. Movimentos e Pastorais da paróquia também marcaram presença, carregando bandeiras e banners, sendo todos muito bem acolhidos por fiéis já presentes na igreja, que com bandeirinhas e palmas mostraram o espírito alegre de uma paróquia que é “comunidade de comunidades”.
Para o padre Emerson Gonçalves de Toledo, Administrador Paroquial da paróquia que carrega São José como padroeiro, a celebração trouxe um momento importante de comunhão entre os fiéis. “Fizemos a celebração Solene de abertura, onde se fizeram presentes os Movimentos, Pastorais e representantes das nossas dezenove comunidades. Foi um momento de fé, de devoção e de comunhão, uma vez que devemos viver em comunhão com aquilo que o Santo Padre nos pede”, partilhou o padre.
Participante da celebração, Liliane Furman, Coordenadora do Conselho Econômico Paroquial (CEP) da Matriz, comentou a importância da vivência do Ano Jubilar de São José para a paróquia e para as famílias. “É uma alegria imensa ter um ano dedicado a ele. Oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre ele e também nossa devoção. Para nossa paróquia é um presente. Que nos motive a viver vida de comunidade”, testemunhou Liliane, junto ao esposo Luiz Pedro.
Também dois jovens que estavam na celebração, João Neres e Rayssa Trafka, se mostram felizes com a dedicação de um Ano a São José. “A abertura do Ano de São José foi um momento especial para mim e para toda a paróquia, pois a nossa paróquia é dedicada a São José. A comunidade mostrou a grade devoção que tem por ele. Tenho certeza que foi um momento especial para todos”, comentou João
Rayssa Trafka desejou São que José proteja a todos e que seja realmente um modelo, um testemunho de vida para os jovens. “Que neste ano de São José todas as famílias sejam abençoadas e que ele seja aos jovens um modelo de santidade. O Papa João Paulo II disse que já temos muitas coisas escritas no mundo, o que precisamos agora é de pessoas que sejam exemplos e referências”, comentou a jovem.
Ao final da celebração padre Emerson agradeceu a presença e a colaboração de todos, informando ainda que no decorrer de todo o ano, vários momentos devocionais estarão sendo realizados na paróquia, como visita às comunidades, e outros momentos devocionais. Um almoço no dia 21 de março está também programado para acontecer, respeitando, contudo, todos os cuidados de protocolo exigidos diante da Pandemia.
Texto: Douglas Ribasz
Seminarista Estagiário
Par. São José – Antônio Olinto
GALERIA DE FOTOS