Nesta quinta-feira, 25, o Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória acolheu dois novos padres, designados por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, para comporem a Equipe Formativa. Padre Marcelo Antonio Rosa tomou posse como novo Reitor, assumindo a missão antes exercida pelo padre Evaldo P. Karpinski, que após cinco anos na Formação foi transferido para a paróquia de Paulo Frontin.
Junto com o padre Marcelo Antonio, assumindo, contudo, a Dimensão acadêmica da Formação dos seminaristas, também tomou posse na mesma celebração o padre João Henrique Lunkes, que assume os trabalhos antes exercidos pelo padre Mário Fernando Glaab.
A missa onde aconteceu o Rito de Posse, se deu às 18h, na Capela Nossa Senhora da Boa Morte, igreja do Seminário e foi presidida por Dom Walter Jorge.
Na celebração, o bispo diocesano destacou a importância dos padres na formação dos seminaristas, onde devem despertar neles um grande ardor pelo trabalho missionário da Igreja, além de os motivar a trabalharem na paróquia sempre em unidade com o povo e também o presbitério na Diocese. “O padre não é sozinho, isolado em uma paróquia. Trata-se de uma fraternidade presbiteral. O padre deve ter um ardor missionário, pois a Igreja é Missionária por natureza”, refletia o bispo.
Dom Walter Jorge também salientou a importância de uma Pastoral Vocacional efetiva na Diocese, que pudesse acompanhar jovens nas paróquias, desde o início dos estudos do Ensino Médio, além de reforçar a importância da presença dos leigos no Seminário, apoiando os Formadores. “Como estamos precisando em nossa Diocese uma Pastoral Vocacional que não seja apenas uma Pastoral, mas um serviço de animação vocacional. Seria bom que em nossa Diocese tivesse uma etapa em que depois do 9º ano, jovens começassem a ser acompanhados antes dos encontros no Seminário. Vocês formadores não se esqueçam que Deus está ao lado de vocês, que o bispo, o clero está ao lado de vocês. A presença também de vocês leigos, amigos do Seminário é muito importante. O Seminário é o coração de uma diocese” concluiu Dom Walter Jorge, motivando a nova Equipe Formativa.
A Santa Missa contou também com a presença do padre Ronaldo Adriano Rodrigues, que também atua no Seminário como Diretor Espiritual; com o padre Mário Glaab, Vigário Geral; padre João Francisco Sieclicki, novo padre da paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas, a qual assumirá no domingo, 28, e do Diácono Alisson Marlon, também da paróquia São Carlos Borromeu. Fiéis leigos, pessoas que sempre participam das missas no Seminário também vieram participar da celebração.
O Seminário Diocesano de União da Vitória conta atualmente com 15 seminaristas internos, além de acolher seminaristas religiosos de alguns Institutos de União da Vitória, que fazem os estudos de Filosofia e Teologia. As aulas e atividades no Seminário começaram no início de fevereiro.
Matéria: Setor de Comunicação
Fotos: Agatha Przybysz
Diocese de União da Vitória – PR
FOTOS DA CELEBRAÇÃO