Natural da cidade de São Mateus do Sul, filha do casal Manoel da Cruz Cardoso e Cleusa Rodrigues Cardoso, Viviane Rodrigues Cardoso, fará seus Votos Perpétuos como irmã religiosa da Congregação Irmãs da Divina Providência, que teve seu início por um padre na Alemanha e se espalhou depois pelos quatro continentes.
Passado sua formação pela Província da Congregação em Curitiba, irmã Viviane atualmente tem sua família morando em Rebouças – PR. A celebração dos Votos Perpétuos se dará na igreja matriz Senhor Bom Jesus, da cidade de Rebouças, neste sábado, 06 de fevereiro, às 19h. A missa será presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano de União da Vitória.
Depois de passar por várias etapas na formação, que podem chegar até nove anos, o momento da Profissão dos Votos Perpétuos é momento do ‘Sim’ definitivo, quando a jovem se consagra definitivamente à Deus na Vida Religiosa. Em entrevista ao repórter Clayton Burgath, do Canal de Notícias Portal Notícias da Região, Irmã Viviane contou que sua vocação despertou por meio de uma admiração ao ver algumas religiosas em uma missa de Ordenação de um padre em Rebouças. “Quando em vim para Rebouças, tivemos a ordenação do padre Sidnei, e nessa ordenação me chamou a atenção as irmãs que estavam lá e eu pensei: quero ser que nem elas. Fui falar com o padre e ele me orientou”, comentou a jovem.
Viviane conheceu várias Casas Religiosas, e foi com uma indicação de uma tia sua, moradora da cidade de Lages – SC, que conheceu as Irmãs da Divina Providência, que possuem Casa na cidade de Lages. Após terminar o Ensino Médio, Viviane entrou na Congregação aos 18 anos e passou pelas primeiras etapas da formação. Ainda em entrevista ao Canal Portal Notícias da Região, a jovem diz que teve dúvidas na caminhada, quando saiu da Congregação e ficou cinco anos fora, voltando para casa, contudo sentia um vazio que não a preenchia. “Eu pensei, acho que meu lugar não é aqui, vou sair para viver o mundo lá fora. Saí e fiquei cinco anos fora, quando trabalhei e estudei, mas sentia um vazio que não preenchia, algo estava faltando e pedi para retornar, quando voltei em 2014”, testemunhou ela.
Ao motivar jovens para responderem a vocação, quando sentem-se chamadas por Deus para a vida religiosa, a irmã incentiva que se enfrente os medos, porque Deus está sempre presente dando forças. “Primeiro nós sentimos medo, temos dúvidas, pensamos será que é isso, mas tudo isto é normal. Mas não existe vida fácil. A partir do momento que você se encontra, você é feliz. Não tenha medo jovem. Se Jesus te chama tenha coragem e responda. Vale a pena. Se não, se arrepende depois”, testemunhou a irmã, em entrevista.
Duas outras irmãs acompanham a Irmã Viviane para o momento da celebração, no sábado: Irmã Faines Beni, da África, e que está no Brasil há quase dois anos, e Maria de Nazaré da Silva, do Estado de Goiás.
VÍDEO: ENTREVISTA POR, CLAYTON BURGATH.
Informações: Jornalista e Repórter Clayton Burgath – Rebouças – PR
Fonte: Canal Portal Notícias da Região
Foto Destaque: Clayton Burgath
Postagem: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação da Diocese