Com o ano letivo encerrado no dia 30 de novembro, seminaristas do Curso de Teologia, que estudam no Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno (IFTESAM), anexo ao Seminário Diocesano Rainha da Missões, em União da Vitória, apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na manhã do dia 01 de dezembro.
A apresentação se deu no salão do Seminário Diocesano e contou com a presença de outros seminaristas acadêmicos do Curso de Filosofia e de Teologia, alguns padres professores, sacerdotes de algumas paróquias da Diocese além de professores Orientadores do trabalho na Banca Examinadora, e a equipe formativa do Seminário junto com Dom Walter Jorge, bispo diocesano. Por motivos da distância e da Pandemia, alguns professores Orientadores, que são de outras cidades, realizaram o exame por vídeo conferência.
Os três seminaristas que concluíram o Curso de Teologia foram: Diego Ronaldo Nakalski, Douglas Ribazs e Frei Paulo Roberto Rodrigues Cardoso, frade franciscano do Instituto Servos Missionários do Espírito Santo.
Para o seu Trabalho de Conclusão, o seminarista Diego Nakalski escolheu a área da Escatologia como linha de pesquisa. A área da Escatologia é uma parte da Teologia e Filosofia que trata dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano, e a realidade da morte está contemplada nesse estudo. Orientado pelo professor mestre Diogo M. Pessotto Diego abordou o tema: Morte e Páscoa Eterna. Uma teologia da morte à luz da escatologia Paulina em Romanos 6, 4-9.
“Quis com esta pesquisa contribuir com a nossa Igreja quando falamos de morte, de luto, sobre o fim do Homem, esses momentos difíceis que passamos com o momento da morte”, comentou Diego Nakalski.
Outro seminarista a apresentar o TCC foi o acadêmico Douglas Ribas, que tendo adquiro grande afeição pela área da Catequese, atuando também como catequista na igreja Catedral, em União da Vitória, com turmas preparatórias para a Crisma, escolheu como tema: O Sacramento da Confirmação como fonte para missão.
“Uma das coisas que eu mais gosto na Igreja é a Catequese, como expressa o título do meu trabalho. Desses sete anos que estou no Seminário os sete ajudei na catequese crismal, na Catedral de nossa Diocese. É um momento de coroação com esse trabalho. Para todos nós que somos confirmados, recebermos o Sacramento da Confirmação significa fazer um grande acordo com Deus. O Pentecostes faz com que sejamos missionários e testemunhas do amor de Deus no mundo”, comentou o estudante.
Douglas teve como orientador o padre e professor mestre Sidnei José Reitz, pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul.
Orientado pelo professor Rafael de Mesquita Diehl, formado em História da Igreja, o terceiro concluinte do Curso de Teologia em 2020 foi Frei Paulo Roberto Rodrigues Cardoso, frade Franciscano que atua como seminarista na paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Limeira, em União da Vitória. Frei Paulo escolheu como tema: Vida Consagrada: Renovação e desafios, a partir do Vaticano II até a exortação apostólica Vita Consecrata do Papa João Paulo II. “Quis em meu trabalho desenvolver as renovações ocorridas na Vida Consagrada a partir do Vaticano II e as soluções para os problemas da Vida Religiosa Consagrada depois do Vaticano II com as propostas apontadas na exortação apostólica Vita Consecrata”, comentou o Frei.
Entre os participantes nas apresentações dos TCCs, membro da equipe formativa do Seminário Diocesano, junto com o padre Evaldo Karpinski, reitor, e padre Ronaldo Rodrigues, diretor espiritual, estava o padre Mário Fernando Glaab, diretor do IFTESAM. Segundo o padre as apresentações foram feitas com grande entusiasmo e aprofundamento, algo que enriquece as atividades do Instituto. “Para o nosso Instituto é muito importante celebrar a formatura dos estudantes e este ano tivemos três que terminaram o curso de Teologia. Cada um apresentou com grande entusiasmo e aprofundamento. Saudamos esses novos formados em nosso Instituto e esperamos que eles encontrem grande apoio onde forem desenvolver o seu Estágio Pastoral. Esperamos também tê-los no futuro entre nossos presbíteros no serviço da Igreja”, desejou o formador.
Em nome do Seminário e do Instituto, padre Mário agradeceu aos colaboradores e benfeitores que ajudam a Diocese na formação dos novos sacerdotes. “Queremos agradecer a todos os benfeitores de nosso Seminário e Instituto, que rezam e colaboram com a sua ajuda para que tudo funcione. Parabéns a eles, aos acadêmicos, parabéns ao nosso Seminário e ao nosso Instituto”, concluiu o diretor.
Após a conclusão dos estudos no Seminário, os dois seminaristas diocesanos, Douglas e Diego farão a partir de 2021 um tempo de Estágio Pastoral em uma paróquia, onde auxiliarão os padres em algumas atividades por um tempo de aproximadamente um ano.
Durante o tempo do Estágio Pastoral, com aprovação do Conselho Presbiteral e do bispo diocesano é marcada a ordenação diaconal. Atuando como diácono em alguma das paróquias da Diocese, pelo menos por um período de seis meses, é marcada então a Ordenação Sacerdotal, quando então é ordenado padre.
Com a conclusão do ano acadêmico no dia 30 de novembro, os seminaristas ainda permanecem no Seminário por mais alguns dias para espaços de confraternização entre eles, além de auxiliarem no Encontro Vocacional que acolhe jovens acima de 17 anos para fazerem um encontro de dois dias com palestras e acompanhamentos voltadas ao discernimento vocacional. Alguns dos jovens participantes poderão ingressar no Seminário no ano seguinte.
Texto: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
GALERIA FOTOS