Fechando o ano de 2020, o Jornal Diocesano, Estrela Matutina publica sua edição de dezembro, trazendo alguns fatos acontecidos no mês de novembro que marcaram a Diocese e também a Igreja do Paraná.
Entre estes, destacamos as comemorações da padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio, celebrada no dia 15 de novembro, com celebrações e novenários no Santuário Estadual do Paraná, em Paranaguá, e também na cidade de União da Vitória, na paróquia Nossa Senhora do Rocio, matéria que você acompanha na página 04 do Jornal.
As páginas 08 e 09 trazem uma matéria especial sobre a aprovação do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, que teve seu texto oficial aprovado pelo Conselho Diocesano de Ação Evangelizadora e pelo Clero da Diocese. Na matéria você tem as prioridades que serão dadas a cada ano, durante os quatro anos de vigência do Plano, a começar em 2021.
Em clima de final de ano, alguns artigos ajudarão você a refletir a trajetória percorrida em 2020 e traçar projetos de vida e esperança para 2021. Nestes, destacamos os artigos de Dom Walter Jorge, bispo diocesano, do Padre Mário Glaab e também o próprio Editorial na página 02.
Os espaços de celebração e de formação nas comunidades tiveram seu ritmo modificado com a pandemia. Na página 07, padre Sidnei Reitz faz uma reflexão sobre os reflexos da Pandemia na Catequese e levanta questionamentos de como a Igreja deve agir na atualidade na formação dos jovens.
Final de ano também marca o encerramento das atividades no Seminário Diocesano. Neste ano, no início de dezembro, houve a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso de três seminaristas da Teologia, que concluíram os estudos, e também o Encontro Vocacional que ajudou meninos a discernirem a vocação e poderão ingressar no Seminário em 2021.
Outras notícias e artigos completam nosso Jornal Diocesano e que está disponível a você no site da Diocese e também disponível para ser baixado em seu celular.
Neste mês, como desde o mês de abril, não haverá a tiragem completa do Jornal nas suas 12 mil edições. Chegarão às paróquias alguns exemplares em menor número. Desejamos que no próximo ano possamos voltar à normalidade chegando em todas as 400 comunidades de nossa diocese e igrejas matrizes.
A Diocese de União da Vitória, deixa aqui também seu agradecimento a todos os colaboradores do Jornal, que divulgando seus produtos e serviços, investem também na Evangelização, possibilitando que possamos manter a Evangelização com esse instrumento de comunicação.
Que a luz do Menino Deus ilumine nossa mente e coração, e que possamos com fé e esperança nos encontramos juntos em 2021.
Texto: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória