No Santuário Estadual, em Paranaguá – PR
Neste domingo, 15 de novembro, a Igreja celebra Nossa Senhora do Rocio, Festa que tem grande devoção e louvor no Estado do Paraná, sendo ela a padroeira do Estado, declarada em 1977.
Apontada entre as três maiores manifestações da fé católica no Brasil, sua devoção teve início no século 17, logo após a elevação do pelourinho, em Paranaguá, em 1648.
Neste ano, com o Santuário de Paranaguá completando 100 anos de existência, uma programação especial de novenas, peregrinações da imagem em diversos locais, missas com bispos de todo o Paraná transmitidas ao vivo pelas redes sociais do Santuário, vem acontecendo desde o início de novembro.
No próximo sábado, 14 de novembro, às 19h, Dom Walter Jorge, bispo da Diocese de União da Vitória será o presidente da celebração, e tanto o Santuário quando a Diocese de União da Vitória farão as transmissões pelo Facebook (https://www.facebook.com/santuarioestadualdorocio), pelo Youtube (Santuário do Rocio Paranaguá), e https://www.facebook.com/dioceseuniao.
Devido a Pandemia, algumas mudanças foram necessárias para garantir a segurança das pessoas. O Santuário contará com totens para distribuição de álcool em gel; as missas receberão 50% da capacidade do local e todos deverão usar máscaras de proteção. Os horários de novenas foram ampliados, passando de três para oito celebrações diárias (às 5, 6, 8, 10, 14, 16, 18 e 19 horas) e serão realizadas transmissões pelas redes sociais do Santuário em três horários (às 6, 16 e 19 horas).
No dia 15, data dedicada à Nossa Senhora do Rocio, serão realizadas celebrações em oito horários, sendo a Missa Solene às 10 horas. Neste ano haverá, apenas, a procissão em forma de carreata no dia 15, às 17 horas, em direção à Catedral. A carreata de retorno será no dia 16, às 19h30.
Com Informações de: Kelly Cristhine Frizzo
Jornalista – Santuário de Paranaguá.
Na Diocese de União da Vitória
Uma das paróquias na Diocese de União da Vitória também é dedicada a Nossa Senhora do Rocio. Situada no bairro Rocio, em União da Vitória, a paróquia é atendida atualmente pelo Frades Servos Missionários do Senhor e também organizou uma programação especial para este mês com celebrações e novenário.
Segundo o padre Frei José Balbino dos Santos Filho (MsS), pároco, foi escolhido um tema para o novenário, o qual tem a intenção de motivar as famílias a viverem a realidade de suas vidas tendo Maria como Modelo, e espelho de vida com Deus.
“Escolhemos como temática este ano: Com Maria, Mãe da Obediência, queremos ser modelos para as famílias cristãs. Que a cada novo dia as famílias possam crescer na obediência e no amor a Deus”, comentou o pároco.
O novenário teve início no sábado, 07 de novembro, com a missa presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano.
___________________________
Postagem: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR