No domingo, 04 de outubro, Memória de São Francisco de Assis, membros do Instituto Franciscano Servos Missionários do Espírito Santo (FSMES) e do Instituto, Franciscanas Servas Missionárias da Restauração Divina (FSMRD), que atuam em União da Vitória com trabalhos sociais na ACARDI 1; ACARDI 2 e no Abrigo Santa Clara, realizaram a renovação dos Votos de Pobreza, Obediência e Castidade.
A celebração que teve início às 19h, foi presidida por Dom Walter Jorge, que manifestou alegria de acolher a renovação dos Votos dos membros dos dois Institutos. Dom Walter Jorge ressaltou a importância da vivência dos Conselhos Evangélicos. “Os Votos são formas de os religiosos produzirem bons frutos para a comunidade e de serem sinal da presença do Reino de Deus na terra”, disse o bispo, citando ainda trechos da nova Encíclica Social, “Fratelli Tutti” do Papa Francisco, ressaltando os verdadeiros valores que devem ser cultivados na vida. Ambos os Institutos cuidam de idosos e pessoas com necessidades especiais.
A cerimônia que se deu na Matriz N. S. das Dores, além de fiéis da comunidade, contou com a presença de benfeitores dos dois Institutos, seminaristas diocesanos junto com o padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário, e do padre João Ribeiro, pároco da paróquia São Sebastião.
Do ramo masculino, os Frades que renovaram os votos foram: padre Frei Jesus (Superior do Instituto); Frei Donizete; Frei Luiz; Frei Paulo; Frei Klaubio; Frei Heitor; Frei Alex, e o diácono Frei Agostinho.
Segundo Frei Jesus, a cerimônia foi muito bonita e marcaram muito as palavras de Dom Walter Jorge. “Mais uns votos dos trabalhos que realizamos aqui que é o cuidado com nossos irmãos e irmãs. Foram fortalecedoras as palavras do nosso bispo a respeito do serviço que nós e as Franciscanas exercemos na cidade de União da Vitória. Agradecemos a Deus por tudo o que Ele nos tem concedido”, destacou o Superior.
Do ramo feminino, renovaram os Votos as Irmãs Reginalva e Raimunda (Madre Superiora). Também externando gratidão pelo momento e pela presença das pessoas na celebração, irmã Reginalva deixou suas palavras. “Agradecemos a Deus por esse momento oportuno que Ele nos concedeu; à Dom Walter Jorge, que presidiu essa celebração, aos nossos benfeitores e a todo o povo aqui da Limeira onde foram renovados os nossos Votos”, comentou a Irmã.
A paróquia Nossa Senhora das Dores é um local especial para os Franciscanos. Nela o primeiro grupo dos franciscanos atuaram quando se instalaram na Diocese de União da Vitória em 2001. Entre os primeiros frades estavam Frei Agostinho e o Frei Pedrinho (falecido).
Informações: Frei Paulo Roberto Rodrigues Cardoso (FSMES)
Fotos: Ana Paula Brugnago
GALERIA DE FOTOS