Na noite desta quarta-feira, 21, reunidos de forma On Line, coordenadores de Pastorais, Movimentos e Organismos da Diocese, explanaram comentários à respeito do Plano Diocesano de Pastoral, que está em construção. A reunião foi coordenada pelo padre João Francisco Sieklicki, coordenador da Ação Evangelizadora na Diocese, e por Dom Walter Jorge, bispo diocesano.
Em torno de vinte lideranças leigas, após terem tido o primeiro contato com o Plano Diocesano, feito à partir da 15ª Assembleia Diocesana, que aconteceu em fevereiro deste ano, puderam opinar sobre elementos contemplados no texto do Plano para se poder chegar ao texto final. O Plano Diocesano de Evangelização terá vigência de quatro anos, iniciando em 2021 até 2024.
À cada ano se pretende dentro da prioridade escolhida na Assembleia, A Família, trabalhar ações alicerçadas em algumas bases de evangelização, inspiradas em quatro Pilares: Palavra, Pão, Caridade, e Missão.
Em 2021, tendo como Pilar a ‘Palavra‘, trabalhar a Iniciação à Vida Crista, com investimentos em formações para vários serviços dentro da Diocese. Em 2022, tendo como Pilar o ‘Pão‘, trabalhar a Pastoral Litúrgica, para que com os sacramentos se valorizem a celebrações da vida e da fé. Em 2023, no Pilar da ‘Caridade‘, se irá articular o foco nas Pastorais Sociais, em envolvimento também da Pastoral do Dízimo. E, em 2024, em cima do ‘Pilar da Missão‘, desenvolver ações, projetadas para o a vida em Missão. A dinâmica da distribuição visa contemplar as preocupações que a Igreja Particular de União da Vitória observou em questões coletadas antes da elaboração do Plano, expressando as demandas em cada comunidade de fé.
Durante o encontro, Dom Walter Jorge comentou que ainda que se tenha um foco na prioridade elegida pela Assembleia, todos os trabalhos e ações desenvolvidas na Diocese devem continuar e irem se adaptando aos Planejamentos das prioridades do Plano, para que a evangelização aconteça em unidade com a proposta diocesana.
“Todos os trabalhos que já vem sendo desenvolvidos são valorizados por nossa Diocese, possuem sem dúvida sua importância e devem continuar. A ideia de termos uma prioridade é para que tenhamos um norte na evangelização, por onde caminharemos juntos”, partilhou o bispo.
A reunião que teve início às 20h30 se encerrou às 21h50, ficando marcada a próxima reunião que irá acontecer de modo presencial, no dia 21 de novembro, na Casa de Formação Cristã, em União da Vitória, dentro de todos os cuidados exigidos na Pandemia, como foi realizada a primeira reunião neste ano.
PLANO-DIOCESANO-DE-PASTORAL– BAIXE AQUI
Texto: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR