Em toda a diocese de União da Vitória o dia 12 de outubro, Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi vivido com fervor. Matrizes e Comunidades dedicadas ou não à Nossa Senhora da Conceição Aparecida celebraram a festividade com celebrações, carreatas, fogos de artifício Lives e muita devoção.
A data que marca também do ‘Dia das Crianças’, teve espaços para distribuição de brinquedos e doces em algumas localidades.
Na igreja Catedral, em União da Vitória, dedicada à Nossa Senhora Aparecida como copadroeira, três celebrações marcaram a data, às 07h, às 10h e às 19h, sendo uma delas presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano. Após a celebração, uma Live dedicada à Nossa Senhora contou com a presença de 28 cantores e cantoras que entre mensagens, entoaram cantos marianos. A Live foi coordenada pelo padre Silvano Surmacz, pároco da Catedral, e transmitida pela equipe Walderis Noivas e Eventos.
Participaram da Live: Irmãos Stork, Seminaristas, Padre Ronaldo, Família Francis (Gislaine, Gabi e Francis), Grupo composto por: Paulo, Junior, Keller e Jaqueline, Pai e filha (Ronaldo e Katerine), Casal Wilson e Deise Krepsz, dupla Roberto Sebben e Roberto Bonna, Alex e Maricilda, Grupo de Ilson, Sonia e Mauri, Georgia Krepsz e Thesco.
Na Paróquia Nossa Senhora das Graças e São José, em General Carneiro, uma carreata com a imagem da Aparecida passou por ruas do centro e de alguns bairros da cidade. Fiéis devotos aguardavam em frente às casas e em algumas igrejas dos bairros. A carreata contou com alguns veículos antigos, um dos quais, o padre João Ari Schulz levou a imagem.
Em Rio Claro do Sul, Santuário Diocesano, que tem como padroeira Maria sob o título de Nossa Senhora do Rosário, homenagens a Nossa Senhora Aparecida também foram prestadas. Comunidade de forte colonização polonesa, os fiéis vivem com fervor suas tradições, mantendo, contudo, a unidade da fé nas diversas formas de louva à mesma Maria, Mãe de Jesus. E de modo especial assim aconteceu neste dia, dedicado à ‘Virgem de Cor Morena’.
A Paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, também tem como segunda padroeira Maria sob o título de Nossa Senhora da Assunção. Na noite de segunda-feira, 12 de outubro, celebrou a Festa de Nossa Senhora Aparecida com um lindo gesto de velas acesas enquanto a imagem entrava na igreja trazida por uma família da comunidade curada da Covid-19. O gesto de fé e gratidão sensibilizou a muitos que ao final da missa se prostravam diante da imagem para pedir e agradecer as Graças recebidas de Deus pela intercessão da padroeira do Brasil.
Também em São Mateus do Sul, uma das paróquias é dedicada à Mãe Aparecida, sendo a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa. A comunidade que é situada na Vila Nepomuceno, na entrada da cidade, para quem vem de União da Vitória, realizou em todo o mês de outubro uma programação especial com visita da imagem às comunidades do interior, novenário na matriz tendo a participação de fiéis das capelas e de diversos padres da Diocese que celebravam as missas.
No dia dedicado à padroeira, a missa se deu às 9h, presidida pelo padre João Henrique Lunkes, pároco, e logo após, uma enorme carreata passou por algumas Vilas pertencentes à paroquia, retornando pela BR 476, e chegando novamente na matriz, onde foi finalizada com a Bênção dos Veículos.
Essas foram apenas algumas homenagens realizadas e aqui noticiadas, mas que traduzem o que se deu em toda a Diocese, mesmo que da forma mais singela e comedida, mas que manifestaram grande júbilo de alma em todos os devotos.
*Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e copadroeira da Diocese de União da Vitória interceda por todos os fiéis diocesanos e que com as graças de Deus livre o Brasil de todos os males e também dissipe a Pandemia da Covid-19.
Texto: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
Galerias de Fotos
Igreja Catedral – Foto Walderis Noivas e Eventos:
Paróquia Nossa Senhora das Graças e São José; Paróquia São Mateus; e Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa – Fotos: Juliana Krichaki e Armando Lima.