Decidido a viver sua missão em terras paranaenses, o seminarista José Damião, 33, que nasceu no estado da Bahia, mas se criou no estado de Sergipe, na cidade de Tobias Barreto, foi ordenado diácono no sábado, 05 de setembro, na Matriz São Mateus, em São Mateus do Sul, paróquia onde exerceu seu estágio pastoral como seminarista por mais de um ano e meio.
Damião que teve praticamente toda sua formação no Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória, veio para o Paraná em 2013 com um grupo de seminaristas da Diocese de Estância – SE. Mesmo com o pedido do bispo de sua diocese na época para retornar e encerrar os estudos em sua diocese de origem, familiarizado com a Diocese de União da Vitória, o seminarista pediu para concluir seus estudos e aqui permanecer atuando como padre da Diocese.
Ao receber o diaconato, primeiro grau do Sacramento da Ordem, o seminarista diz que deseja sempre depositar a confiança em Deus. “É muito claro isto diante de mim: Eu não me pertenço, eu pertenço ao Senhor de forma definitiva, eu pertenço à Igreja. Sou chamado agora a lançar-me no amor de Deus, na experiência que eu faço com o Senhor a segui-lo através da diaconia. Isto está bem claro diante de mim”, testemunha Damião, após a celebração.
A cerimônia de ordenação teve início às 18h. Devido a pandemia do novo Coronavírus, a celebração contou apenas com um pequeno número de fiéis, seminaristas, religiosas, membros do clero da diocese de União da Vitória e alguns padres amigos do novo diácono, que vieram para a celebração. Os familiares de Damião, devido à distância, não puderam se fazer presentes, mas acompanharam pelas transmissões ao vivo no Site da Diocese, e redes sociais da Emissora Imperatriz, da cidade onde residem. “Senti muita saudade, mas também me senti unido a eles pela fé. O Cristo nos une, perpassa o tempo e o espaço. Por meio à liturgia da missa me senti unido à minha mãe”, disse o Diácono.
Áudio Diácono Damião:
O Rito de ordenação foi realizado por Dom Walter Jorge, bispo da Diocese de União da Vitória. Nomeado a um ano e meio para a Diocese, foi a primeira ordenação que Dom Walter Jorge realizou e expressou grande satisfação em poder exercer uma das atribuições do Ministério Episcopal. “Hoje é um dia muito feliz. É a primeira ordenação que vou realizar e para mim é uma emoção muito grande, pois a ordenação faz parte do Ministério Episcopal, é a continuidade dos Ministérios ordenados na Igreja que se dá pela via da Ordenação. Então para mim é uma Graça muito grande. Que Deus me conceda pela Imposição da Mãos e Oração Consecratória, ministrar e presidir esta ordenação”, expressou Dom Walter Jorge, minutos antes de iniciar a Santa Missa.
Áudio Dom Walter Jorge
Comentando sobre a ordenação ainda em período de Pandemia, o bispo diocesano destacou os cuidados que foram tomados para a prevenção e também a necessidade em não mais adiar a ordenação, prevista para o mês de maio, e que devido a Pandemia precisou ser remarcada. “Foi visto que era possível. Os prognósticos eram que em setembro teríamos a situação amenizada, o que não se deu, contudo, os meios de tratamento já estão estabilizados e conhecidos. Vimos também que era necessário porque já tinha sido prolongado o processo dele desde a morte de Dom Agenor e nos preocupamos também com o bem da pessoa do Damião. É um rapaz excelente, que tem muitas virtudes. Vimos que era a hora, tomando o cuidado com todos os protocolos, e a Igreja vem dando exemplo nesse cumprimento”, explicou o bispo.
Áudio Dom Walter Jorge
Em sua homilia, com palavras dirigidas a Damião, Dom Walter Jorge exortou para que como diácono ame com toda a vida a Igreja e a Diocese que o acolheu. “Querido filho Damião, os testemunhos que recebi a seu respeito foram preciosos, e por isso nos deram segurança de chegarmos até aqui. Então, ame o Senhor cada dia mais; ame a Igreja; ame a diocese que te acolhe agora. Faz parte da espiritualidade dos diocesanos amar a sua diocese”, exortou o bispo.
Até o próximo ano, quando será ordenado padre, o novo diácono José Damião continuará na paróquia São Mateus, onde vinha auxiliando como seminarista. Padre José Carlos, pároco da paróquia São Mateus comentou uma das qualidades do novo diácono, percebida no tempo de seu estágio pastoral. “O Damião tem uma espiritualidade incrível. É uma pessoa de oração, que gosta de estar com o povo e que vem certamente para somar. A partir da ordenação o diácono poderá assistir casamentos, realizar batizados, fazer encomendações, e outras funções que são próprias do Ministério do Diácono”, destacou o padre José Carlos.
Áudio Padre José Carlos
Além da ordenação de padre, do Diácono Damião, prevista para o próximo ano, também está prevista a ordenação diaconal do Seminarista Álisson Marlon, que está como estagiário na paróquia São Carlos Borromeu, em Paula Freitas, e é natural da cidade de General Carneiro.
Neste ano, dois seminaristas do Seminário Diocesano, de União da Vitória concluem os estudos, e serão designados para paróquias em 2021 para realizarem também o estágio pastoral.
Texto: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória -PR
Fotos: Maria Eduarda Zimny
Pascom da Matriz São Mateus
GALERIA DE FOTOS
REVEJA A TRANSMISSÃO DA ORDENAÇÃO
Geração de Áudio e Vídeo: Walderis Noivas & Eventos
Porto União – SC
Transmissão Site e Rede Sociais – Maurício Tabatchuk
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória