O domingo, 30 de agosto, foi de grande alegria para a vida do Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória. Quatro seminaristas, na missa das 9h, receberam os Ministérios de Leitor e Acólito, uma das etapas dentro da formação a caminho do sacerdócio.
Aquele que recebe o Leitorado é instituído para ler a Palavra de Deus, as Leituras, nas celebrações litúrgicas, com exceção do Evangelho. O Acólito é instituído para o serviço ao altar, auxiliando o Diácono e o padre nas celebrações, sobretudo na missa, além de distribuir, como Ministro Extraordinário, a Comunhão Eucarística.
Os seminaristas que receberam os Ministérios de Leitor foram Cristian Boniatti e Diego Oliveira, ambos do 3° ano de Teologia. Os seminaristas Alisson Moura, que está como estagiário na paróquia São Carlos Borromeu, em Paula Freitas, e Douglas Ribasz, do 4° ano de Teologia, receberam o Ministério de Acólito.
Para Cristian Boniatti, o recebimento do Ministério de Leitor é um convite e um estímulo para criar uma maior intimidade com a Palavra de Deus. “Em questões práticas, ainda que o Ministério de Leitor não tenha tanta representatividade, ele nos leva à uma vivência de maior intimidade com a Palavra de Deus, vivendo-a e podendo anunciá-la”, destacou o seminarista.
Áudio do Leitor Cristian:
Participando da mesma alegria na celebração, Douglas Ribasz, que recebeu o Acolitato, tem uma caminhada na Igreja desde os sete anos de idade, quando ingressou como coroinha. Desde lá vem alimentando um desejo maior de servir à Igreja. E, ao receber o Ministério de Acólito sente cada vez mais próximo a concretização de seu sonho. “Pelo Ministério de Acólito se concretiza de forma mais explícita no meu itinerário vocacional, o sonho de servir ao altar de Cristo, ajudar os padres e os diáconos. É com alegria e amor que me dedicarei a este Ministério”, comenta o Acólito Douglas.
Áudio do Acólito Douglas:
A Celebração que aconteceu na capela N. Sra. da Boa Morte, do Seminário Diocesano, foi presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres, Evaldo Karpinski, reitor do Seminário, e Ronaldo Rodrigues, Diretor Espiritual.
Devido a pandemia do Novo Corona Vírus, somente familiares e alguns amigos participaram da celebração. Na ocasião, Dom Walter Jorge lembrou que nas primeiras comunidades cristãs eram assim. “Nas primeiras comunidades as celebrações também tinham um número pequeno de pessoas, mas eram vibrantes na fé. Em meio a perseguição se reuniam por amor a Jesus Cristo. Hoje nós continuamos a caminhada rezando uns pelos outros”, disse o bispo.
Se dirigindo aos novos Leitores e Acólitos, Dom Walter Jorge falou que todo serviço na Igreja deve ir além de uma mera função. Ele deve ser motivado pelo amor. “Vocês devem proclamar e anunciar a Palavra de Deus às pessoas como amor. Assim também é o serviço ao altar, que a partir de agora servirão mais de perto. Esse profundo amor é essencial para quem quer seguir Jesus Cristo e ser um futuro padre”, exortou o bispo.
Ao final da celebração, padre Evaldo Karpinski agradeceu aos amigos e benfeitores do Seminário por toda ajuda prestada, e pediu para continuarem a rezar pelas vocações.
Atualmente o Seminário Diocesano conta com 14 seminaristas. Uma ação de acompanhamento aos novos vocacionados está sendo planeja para este tempo de Pandemia, quando os Retiros Vocacionais não estão sendo realizados
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
GALERIA DE FOTOS