Na noite de quarta-feira, 26, a paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, da Vila Nepomuceno, em São Mateus do Sul, deu início ao tríduo festivo em honra a uma de suas padroeiras, Nossa Senhora Czestochowa, que carrega forte devoção pelos imigrantes poloneses.
Além de fiéis descendentes do povo polaco, que residem na comunidade, fiéis da comunidade da Água Branca, capela centenária, também descendentes de imigrantes poloneses, pertencente à paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, participaram da celebração, trazendo o quadro de Nossa Senhora Czestocowa em carreata.
Em anos anteriores, por ocasião da festa, o quadro percorria as comunidades do interior, mas devido a Pandemia, este ano foi organizado apenas o tríduo na matriz para que a padroeira fosse venerada pelos devotos, como explicou o padre João Henrique Lunkes, pároco. “Hoje dia 26, iniciamos o primeiro dia do tríduo recebendo o quadro vindo da Água Branca. Na quinta-feira, padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário vem para rezar conosco. Na sexta-feira teremos missa e novena por todas as famílias, celebrada pelo padre João Francisco, de nossa paróquia vizinha. E no sábado, teremos uma missa em língua polonesa rezada pelo padre Nelson Kovalski, reitor do Santuário Diocesano, de Rio Claro do Sul, que também trará a relíquia de São João Paulo II”, explicou o padre João Henrique.
Áudio Padre João Henrique:
A imagem de Nossa Senhora Czestochowa é uma das mais antigas imagens da Mãe de Deus, pintada num quadro milagroso, conservado hoje no Santuário de Jasna Gòra (Monte Claro), na Polônia. Nossa Senhora do Monte Claro foi coroada Rainha da Polônia em 1925, pelo Papa Pio XI.
A devoção à Virgem Negra no Brasil é muito vivida pelos poloneses desde quando trouxeram quadros da Polônia, na ocasião em que vieram como imigrantes, se situando fortemente na Região Sul, com presença marcante no Paraná e Rio Grande do Sul.
Pela grande presença de poloneses em São Mateus do Sul, a devoção à Virgem do Monte Claro também se instalou no município. “Em nossa paróquia temos dois títulos. Nossa Senhora Aparecida pela própria cultura do povo brasileiro, tem uma maior devoção. E nossa Senhora do Monte Claro está mais presente entre os poloneses, mas de todas as formas tentamos colocar essa devoção para que à medida que vão conhecendo, tenham um amor maior à Nossa Senhora”, comentou o pároco.
Áudio Padre João Henrique:
Um Pouco da História:
O quadro milagroso da Madona Polonesa, pintado em madeira, é considerado uma das mais antigas imagens da Mãe de Deus. Segundo a lenda, ele foi pintado em Jerusalém por São Lucas, quando Maria ainda vivia, no tampo de uma mesa feita por São José.
Contam os historiadores que a sagrada efígie foi encontrada por Santa Helena, que a deu de presente a seu filho, o imperador Constantino e que esta relíquia permaneceu no palácio imperial de Constantinopla até o ano de 431. Alguns especialistas acreditam que a imagem polonesa seja apenas uma cópia, feita no século V, do famoso quadro de São Lucas, <Hodegetria>, que existia na capital do Império Bizantino e foi destruído pelos turcos.
O certo, contudo, é que a sagrada imagem, após passar por vários donos, foi parar nas mãos do príncipe Ladislau Opocayk, o qual, entregando-se à proteção da Virgem Maria, venceu os tártaros e os lituanos. Após estas grandes vitórias, Ladislau desejou levar a santa milagrosa para suas propriedades, porém os cavalos em cuja carroça estava a imagem, pararam perto da aldeia de Czestochowa e não houve força humana que os fizesse caminhar. No entanto, assim que retiraram o quadro da viatura, os animais, no mesmo instante, puseram-se em movimento.
Vendo nisso a vontade da Mãe de Deus, o príncipe polonês resolveu que a imagem permaneceria naquele local, junto ao Jasna Góra (Monte Claro) e mandou construir um mosteiro e uma igreja, que se tornou a morada da sagrada pintura em 1382, e continuou sendo, através dos séculos, o trono da Virgem Maria.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
GALERIA FOTOS