Quinta-feira, 02 de Abril
“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará! “ (Jo 8,32)
Reflexão
A verdade não é o mesmo que franqueza, o dizer tudo o que se pensa para poder ficar bem. A verdade é aquela luz das coisas, que as revela e a torna límpidas, transparentes aos nossos olhos, nos possibilitando discernir corretamente a seu respeito. Assim, a verdade, promovendo o conhecimento real, faz-nos progredir, pois nos possibilita saber decidir mais corretamente. A verdade, por mais difícil que seja, sempre é libertadora, pois não escamoteia, não esconde, não deforma.
A verdade é um atributo de Deus, não sendo, portanto, algo subjetivo, como se cada pessoa tivesse uma verdade própria, decidida por critérios subjetivos. Assim, conhecer a verdade é conhecer o próprio Deus. Deste modo, se faz necessário sair em busca de Deus, para conhecer a verdade que nos vai tornando cada dia mais livres.
Jesus se revelou no Evangelho de João, no capítulo 14,10, o “caminho, a verdade e a vida”. Portanto, para os cristãos, a verdade de Deus se revelou em Jesus Cristo. Conhecê-lo é conhecer a verdade que está em Deus mesmo.
Ao ir conhecendo quem é Jesus Cristo, o homem conhecerá, progressivamente, a verdade sobre si mesmo, sobre a vida, sobre o mundo e, principalmente, sobre Deus. Aos poucos, tudo isso vai se revestindo daquela luz brilhante, límpida e maravilhosa que faz descortinar para a humanidade o sentido mais profundo de todas as coisas, e sobretudo da existência humana.
Sugestão do dia
Este tempo de Covid-19 tem causado espanto, perplexidade e até medo. Mas, a verdade de Deus, em Jesus Cristo, pode tornar este tempo extremamente fecundo para a humanidade, mesmo em meio aos sofrimentos que lhe são inerentes. Aproveitemos este tempo de ficar em casa para ir mais fundo no conhecimento da verdade, ou seja, ir em busca de Jesus Cristo.
A sugestão é que, além do trecho do Evangelho acima citado, Jo 14 (sugiro os versículos de 1-20), possamos meditar também o Salmo 8, que fala sobre quem é o homem criado por Deus.
Oração
Jesus, Caminho que nos leva ao Pai, Verdade que nos liberta e Vida da nossa vida, hoje nós te pedimos a graça de passarmos por esta crise que envolve toda a humanidade, não apenas imersos em cuidados com a saúde física, com lazares que nos ajudem a passar o tempo, ou até reféns do medo, mas, buscando a Ti, especialmente na oração, cresçamos na liberdade de filhos de Deus, conhecendo um pouco mais a verdade que liberta. Amém!
Em áudio:
Dom Walter Jorge Pinto
Bispo da Diocese de União da Vitória
Postagem: Setor de Comunicação