Assessor Diocesano da Catequese e pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul, padre Sidnei José Reitz, direciona no vídeo abaixo algumas dicas de como se trabalhar a catequese neste período de reclusão social.
Fugindo da ideia de aula, como em uma classe escolar, o assessor comenta que a catequese está voltada para ser um encontro do catequisando com Deus, alimentando sua espiritualidade e vivência da fé na Igreja, não se restringindo à uma formação intelectual da fé.
Por isso, descartando a ideia de se fazer a catequese via OnLine, padre Sidnei convida para que os catequistas e os pais dos catequisandos se envolvam em atividades em casa, partilhadas por meio de grupos de WhatsApp, ou colhidas de outras ferramentas da Internet. “A escola tem uma finalidade educativa bem própria, já a catequese forma discípulos. Não é catequese OnLine, é uma experiência da vida cristã vivida em casa”, diz o padre. “Que se crie um ambiente de oração em casa. Montar um altar com a presença da Palavra de Deus. Fazer uma meditação. Aproveitar os temas da Liturgia dos finais de semana. As oportunidades são muitas”, coloca o assessor.
*Para informações mais particulares sobre as atividades de cada paróquia, entre em contato com o coordenador (a), ou catequista de sua paróquia. *Boa caminhada no discipulado de Jesus à todos.*
ASSISTA AO VÍDEO:
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória