Adaptando-se aos tempos de isolamento social, mas sem deixar de lado a importância da formação integral da juventude, o Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC), que tem como missão evangelizar e formar jovens a partir da identidade da RCC, pensando em uma estratégia para alcançar todos os grupos, desenvolveu um projeto que leva formação através das Redes Sociais.
As formações acontecem em forma de Lives, quinzenalmente, aos sábados, às 21h, no perfil do @mj_uniaodavitoria no Instagram. Após a transmissão, a formação permanece no perfil por 24h, e posteriormente é publicada no canal do Youtube. O projeto teve início no dia 28 de março. Uma das formações contou com a presença de Gustavo Escobozo, coordenador estadual do Ministério, e abordou a atuação do Ministério Jovem. A segunda formação tratou do tema: A Missionariedade. A linha de trabalho é orientada pelos materiais formativos do Ministério Jovem Brasil, por Documentos da Igreja e por Materiais da Pastoral Juvenil do Brasil.
“Por ser uma transmissão ao vivo em uma rede social é aberto a quem quiser participar. Os jovens estão dando uma resposta positiva ao projeto, participando e se envolvendo com os temas. Normalmente é aberto um espaço para a realização de perguntas, comentários e sugestões, onde acontece uma interação do formador com a juventude”, comenta Camila Ramos, uma das envolvidas no Projeto.
“Estamos no início do Projeto e a de evangelização pela internet é uma abordagem nova para nós e que exige constante aprendizado. Temos buscado formas para melhorar as transmissões, divulgações e contato com juventude. Mas estamos contentes com os passos concretos que conseguimos dar com essa iniciativa e com o alcance que está tendo”, complementa a jovem.
Para Maurício, do Grupo de Oração Filhos da Imaculada, da cidade de Rebouças, as formações são formas de crescer e conhecer melhor a Deus. “Acredito que formar é orientar ao crescimento, é um ato de amor. Por isso é muito importante que nós jovens busquemos formação, pois só amamos o que conhecemos. E é o conhecimento que nos conduz à experiência de Deus”, testemunha Maurício.
Áudio Maurício:
Mesmo o foco sendo os jovens da Diocese, pessoas de diversas outras cidades do Paraná, lideranças no Ministério, também estão participando, fazendo assim as formações chegar a todos.
Informações: Camila Ramos
Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
IMAGENS