O isolamento nas casas, por medida de segurança ao Coronavírus não impediu em algumas paróquias que a educação e a vivência da fé das crianças e jovens da catequese parassem.
Um exemplo está acontecendo em São Mateus do Sul, com pais, catequistas e crianças da catequese, participantes da capela Rosa Mística, pertencente à paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Em conversa pelas redes sociais, algumas catequistas e voluntários sugeriram que se continuasse a manter viva as atividades da catequese, ainda que a distância.
Com a boa aceitação, foram criados grupos no Whatsapp de acordo com cada turma, como explica Simone Aparecida de Oliveira Santana Leal, uma das organizadoras. “Fomos motivadas pela coordenadora da catequese de nossa paróquia que juntamente com o padre nos pediu para encaminhar alguns conteúdos aos catequizandos. Aí surgiu a ideia dos grupos de Whatsapp”, partilhou ela.
Ainda segundo Simone, foi definido horário para cada turma, que nos grupos recebem atividades, as quais as crianças realizam com suas famílias. “As catequeses estão acontecendo assim, no seu horário, na sua turma. É passado atividades que elas fazem em família e mandam as fotos e os vídeos para as catequistas. É bem interativo”, comenta ela animada com a iniciativa.
Áudio de Simone:
Sem previsão de retorno às catequeses presenciais, também a participação das crianças nas celebrações está comprometida, ficando a elas a participação pelas redes sociais e canais de televisão, junto com suas famílias dentro de suas residências.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
FOTOS
Que Deus abençoe a todos pela ótima iniciativa de evangelizar nossas crianças, na catequese pelos M.C. internet.