Sábado 28 de Março.
“Por que tendes tanto medo, ainda não tendes fé? ” (Mc 4, 40)
Reflexão
Ontem o Papa Francisco deu ao mundo a bênção Urbi et Orbi (para a cidade (de Roma) e para o mundo). Foi um momento denso, emocionante e marcado pela fé. O Papa refletiu o texto acima, onde Jesus faz a pergunta aos seus discípulos, que diante do perigo se viram atingidos por um grande medo.
De fato, o medo pode nos paralisar, quando se transforma em pavor, em pânico. E Jesus revela que o antídoto, o remédio para o medo é a fé. Mas, não basta apenas crer que Deus existe, pois, para enfrentar o medo é preciso uma fé de confiança, aquela que nos faz nos lançarmos totalmente nos braços de Deus, dispostos a tudo, totalmente entregues para o que der e vier, crendo que Ele estará conosco e sabendo que já não cremos apenas nos nossos meios, mas acima de tudo, em Deus, o Senhor e guardador de nossas vidas.
Mas, como é difícil uma fé assim, pois, no fundo somos muito desconfiados de que Deus não fará exatamente o que pensamos que seria o melhor. Como ainda confiamos pouco nele e tanto em nós mesmos!
Sugestão do dia
O momento que estamos vivendo, apesar de nos assustar, é também um momento muito oportuno para crescermos na fé. Talvez pensássemos que tínhamos uma fé muito grande e agora, diante do medo que toda esta situação causa a todos nós, seja a hora de dar passos significativos para uma fé mais profunda, fé de confiança, de entrega da vida a Deus. É hora de nos tornarmos mais discípulos, seguidores do Mestre Jesus, vivendo em comunidade os ensinamentos daquele que nos leva a crer e a viver de forma correta a fé no Pai do Céu.
Sugiro para este dia a leitura orante do texto de Marcos, capítulo 4, 35-41.
Oração
Senhor Jesus, sentimo-nos nestes tempos como os discípulos que estavam na barca contigo naquele dia em que o mar se tornou tão tempestuoso. Confessamos que a fé que pensávamos ter é ainda tão pequena diante dos desafios atuais. Humildemente, portanto, queremos suplicar que venhas em auxílio da fraqueza da nossa fé, ajudando-nos a ser mais discípulos teus para vencermos todo o medo. Te pedimos, crendo que és Deus e reinas com o Pai e o Espírito Santo. Amém!
Em Áudio:
Dom Walter Jorge Pinto
Bispo da Diocese de União da Vitória
Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória