O Conselho Missionário Diocesano, COMIDI, iniciou as atividades de 2020 com um Retiro Espiritual para os missionários, no Instituto Piamarta, em União da Vitória, nos dias 08 e 09 de fevereiro.
O retiro tem por objetivo conduzir os missionários a um encontro mais íntimo com Deus. Os irmãos Renato e Francisco Marochi, da cidade de Irati, diocese de Ponta Grossa conduziram as colocações.
Nas meditações sobre a Tentação de Jesus no deserto (Mt 4;1-8), os missionários pensaram sobre as tentações que encontram na vida cotidiana. “O demônio nos oferece fama, riqueza e prazer, tudo que é efêmero. Mas devemos continuar firmes, não caindo nas tentações e encontrar a verdadeira paz e alegria em Cristo”, refletia o diácono Renato.
Dom Walter Jorge, bispo diocesano, também se fez presente no retiro e presidiu a missa no domingo. Durante a homilia falou da importância do retirar-se e abastecer-se do Espírito. “Mateus no Evangelho de hoje nos lembra que somos sal da terra e luz do mundo. Devemos levar sabor para a vida daqueles que nos rodeiam, além de sermos luz por onde passarmos”, exortou Dom Walter.
Missionário há cinco anos, Armando Lima de Souza, da paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, de São Mateus do Sul, destacou a importância do esforço em se distanciar do mal e se aproximar de Deus. “Durante estes dias de retiro percebemos que a fragilidade da natureza humana nos leva a cair em tentações a qualquer momento, mas participantes da natureza Divina devemos buscar o caminho do amor do Pai, como a Sagrada Escritura nos orienta”, testemunha ele.
Ao final do retiro, Francisco Marochi relembrou que mesmo nos dias mais difíceis devemos ser a Luz no mundo, ainda que em alguns momentos sintamos carregar duas cruzes nos ombros.
Informações: Agatha Przybysy
Comunicação do COMIDI
FOTOS