Nos dias 22,23 e 24 de novembro, vinte jovens participaram do Encontro Vocacional Masculino, no Seminário Diocesano, em União da Vitória.
O Encontro que acontece duas vezes ao ano e tem por objetivo auxiliar jovens que procuram esclarecer sua vocação ao sacerdócio, trabalhou desta vez com os participantes algumas das Dimensões que envolvem a formação dos seminaristas.
Uma das colocações foi dada por Geovana Cordeiro, psicóloga, que trabalhou a Dimensão Humano Afetiva, abordando a importância do autoconhecimento para uma decisão madura da vocação.
“Minha participação no Retiro Vocacional foi abrir para eles a importância do autoconhecimento; ter um equilíbrio de nossas ações, sentimentos, pensamentos, para as escolhas que nós temos ao longo da vida”, partilhou a psicóloga.
Geovana Cordeiro:
A abertura do Encontro se deu ainda na sexta-feira, 22, com a missa presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano. Além das boas vindas Dom Walter motivou aos jovens a fazerem o Encontro de coração aberto para escutarem o que Deus espera de cada um deles. “Entrem de coração aberto nas propostas que serão feitas. Não tenham medo de nada. Deus não vai chamar ninguém ao que não é da vontade Dele e para a felicidade de cada pessoa também”, exortava o bispo.
Dom Walter Jorge:
Na Dimensão Vocacional, padre Mário Glaab, diretor do Instituto que faz parte do Seminário, trabalhou um texto do Evangelho de Lucas, falando da relação de Jesus com os Apóstolos. O sábado, 23, foi conduzido ainda por atividades de espiritualidade, momentos de silêncio e também recreativos, com esportes e dinâmicas de grupo.
Como todo cristão, o padre além de ser um discípulo de Cristo deve ser também um missionário de Jesus. Mostrando este caminho aos vocacionados, no domingo, 24, o seminarista Douglas Ribazs, fez uma colocação mostrando a importância da Dimensão Missionária na caminhada da formação do sacerdote.
Surpreendido com a dinâmica do Encontro, Elielton Miguel Stefaniak, 24, participando pela primeira vez, conta que percebeu que deveria ter feito a experiência do Encontro a tempos atrás quando foi convidado, mas sempre resistiu aos convites. “Este chamado surgiu em mim por Dom Agenor Girardi na época em que era nosso bispo, e também por outros grupos em que participo. Eu vim aqui com o pensamento que iria apenas conhecer o ambiente e a rotina da casa. Mas cada momento está me fazendo pensar de forma diferente. Que eu não estou aqui por acaso, mas é um convite do próprio Jesus”, diz sentir, Elielton.
Elielton:
Mesmo não tendo clara ainda sua decisão para seguir o caminho sacerdotal, Elielton, que é da paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Rio Claro do Sul – Mallet, diz que sua possibilidade de ingressar no Seminário no próximo ano para fazer a experiência, é grande. “A chance de eu entrar ano que vem é mais de cinquenta por cento, mas preciso trabalhar bem esta ideia ainda. Que não seja feita a minha vontade, mas a vontade de Deus”, comenta o jovem, com um tom ainda tímido.
Elielton:
Além do vocacionado Elielton, outros seis jovens se dispuseram a participar do Estágio Vocacional, que se dará nos dias 25 e 26 de janeiro de 2020. Neste Estágio, aqueles que se definem em ingressar no Seminário, recebem algumas orientações e começam a caminhada do ano letivo junto com os demais seminaristas no mês de fevereiro.
Texto e Fotos: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
FOTOS