Ônibus com caravanas de diversas cidades da Diocese tomaram as ruas de alguns quarteirões da Matriz Senhor Bom Jesus, na manhã do Domingo, 29 de setembro. Com um público estimado em um pouco mais de mil pessoas, o evento reuniu mil e quinhentos jovens participantes.
Ao som vibrante de músicas, gritos de guerra e uma caminhada que tomava duas ruas inteiras, a 4ª Edição do Vibração Jovem impressionou os moradores da cidade de Rebouças, conhecida como a ‘Capital da Amizade’.
Segundo o seminarista Douglas Ribazs, um dos organizadores do evento, o Vibração Jovem, que teve início em 2016, tem por propósito reunir todos os Movimentos Juvenis presentes na Diocese, para gerar senso de missão na comunidade onde atuam. “A Missão do Vibração é formar jovens com o olhar missionário, a partir de sua comunidade, mas também em vista da missão da Diocese. Este ano temos como tema na dimensão missionária o texto do Evangelho de João ‘Conhecemos e cremos no amor’, além de tomar como padroeira do evento Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das Missões”, explica Douglas.
Áudio Douglasz
Participante de todas as edições do Vibração, Clairy Luara, do grupo de Jovens JUC, da paróquia São Mateus, de São Mateus do Sul, comenta que o Vibração sempre trouxe para ela fortes emoções, além de motivar a estar mais envolvida na Igreja. “É sempre muito bom estar aqui de novo, vendo os jovens envolvidos, querendo fazer coisas boas e pensando sempre no bem. Quando você tem fé você quer mostra isso para as outras pessoas. O Vibração é só um encontro, mas as pessoas se envolvem em outros Movimentos e ali elas mostram a vida, o sentido dela”, testemunha a jovem.
Áudio Clairy
Moradora da Comunidade da Meia Lua, do município de São João do Triunfo, Daiane Prins Wisnievski, do Movimento do Cursilho Jovem, participou pela primeira vez do Vibração e valorizou a iniciativa do evento. “É uma coisa maravilhosa, principalmente para aqueles jovens que estão afastados. E a Igreja agora realizando esses encontros para os jovens é uma coisa muito boa porque toca bastante”, comenta Daiane.
Áudio Daiane
Ainda segundo ela, muito das crises nas famílias e na vida do jovem é por falta do diálogo na família e da participação da família na vida de comunidade. “As famílias hoje estão muito afastadas de Deus, e isto faz com que a fé vá diminuído. Os pais hoje quase não têm diálogo com os filhos, pois os celulares tomaram conta, proporcionando coisas erradas”, desabafa a cursilhista.
Áudio Daiane
Além de momento de Adoração ao Santíssimo e récita do Terço, os jovens tiveram uma palestra com o padre Jean Patrik, da Diocese de Guarapuava, que partilhou com eles a importância do amor de Deus na vida das pessoas. “Quis demonstrar que Deus não é um ser distante, mas que tem um projeto de amor para cada um. A juventude precisa descobrir esse amor. O jovem diante de tantas vozes hoje acaba se sentindo perdido, e assim, o mundo acaba o iludindo”, falou o palestrante.
Áudio Padra Jean
Para ele, a Igreja precisa aprender a escutar o jovem, acompanhando-o, mas deixando ele ser o protagonista de sua história. “O jovem precisa ele mesmo ser o protagonista. Aquilo que vem pronto ele não aceita. Vejo aqui no encontro, os jovens foram os protagonistas. Nós como pastores apenas vamos arrumando as arestas, não deixando que eles se desviem do caminho”, atesta o sacerdote.
Áudio Padre Jean
Dom Walter Jorge, com mais dez padres, celebraram a missa de encerramento. O bispo motivou os jovens a viverem como Deus deseja e não segundo os padrões propostos pela sociedade. “Jovem! No seu trabalho, no seu namoro, no diálogo com seus pais, você age como Deus quer ou como o mundo quer? Não tenha vergonha jovem de testemunhar a sua fé diante do mundo”, exortava ele.
Ao final da celebração foi anunciada a 5ª edição do Vibração Jovem, que se dará em 2020, na paróquia Santa Bárbara, em Bituruna, cidade onde atualmente o assessor da juventude, padre Ronaldo A. Rodrigues atua como vigário paroquial.
Para o Seminarista Diego Oliveira, também um dos membros do COMISE, e organizador do evento, o Vibração foi um sucesso e superou todas as expectativas previstas.
Texto: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
GALERIA FOTOS