Mais de 100 jovens da paróquia São João Batista, da cidade de São João do Triunfo, vindos da cidade e de comunidades do interior, participaram da 1ª Noite Paroquial da Juventude (NPJ) da paróquia. A ideia surgiu do seminarista Diocesano Alex Gabrich e do seminarista Vicentino, Gabriel Dombrowski, em conversa com os padres da paróquia, Fabiano Bulcovski e Mauro Portela.
“A NPJ tem o objetivo de reavivar o espírito do jovem batizado, impulsionando cada um à sua missão de cristão, dentro e fora da comunidade, formando um verdadeiro discipulado jovem, propagadores e defensores da fé que adquiriram no batismo”, comentou Alex.
O evento aconteceu dia 12 de janeiro às 19h, com a Santa Missa na Matriz. Na própria celebração, os jovens realizaram algumas dinâmicas e encenações. Após a missa, os jovens se dirigiram ao salão paroquial onde participaram de palestras com o tema: “A vocação do jovem Cristão”, proferida pelo professor Osni Cachuki e, “A missão do jovem na atualidade partindo da sua realidade”, pelo professor Mário César.
O encontro terminou com o ‘Café da meia noite. “A ideia do café é sepultarmos os vícios que chamamos pecado, para nascer em uma vida nova voltado totalmente a Cristo”, explicou um dos organizadores do evento.
Além dos 25 jovens organizadores, o encontro contou com presença também de dois jovens de outras profissões religiosas. Para o Seminarista Gabriel foi marcante ouvir os testemunhos dos jovens sobre experiências de vida. “Um momento muito especial foi o testemunho de experiências dos jovens, que relataram suas concepções da vida e da fé. Tivemos também a presença de dois jovens não católicos na equipe de música, e um deles ressaltou que mesmo nas diferenças, Deus une a todos”, testemunhou o seminarista.
Para Priscila Golon, uma das jovens participantes, o momento foi de alegria, encontrando pessoas diferentes, mas unidas em um único propósito. “Foi muito divertido e alegre, foi momento de partilha. Peçamos à Deus que tenhamos mais momentos assim, onde mais e mais jovens possam ter esse privilégio de encontrar a Deus de uma forma diferente”, relatou Priscila.
Outra participante foi Ana Cláudia Budinheski. Auxiliando no Ministério de Música, e fazendo o encontro junto com seu esposo, Ana Cláudia diz que se surpreendeu com a participação dos jovens. “Foi muito gratificante fazer parte do primeiro NPJ. Cada momento, cada olhar dos jovens valeu a pena todo o esforço. Meu coração ficou explodindo de alegria ao ver aquela multidão de jovens”, comentou ela.
Na alegria pela nomeação do novo bispo para a Diocese de União da Vitória, anunciado no dia 09 de janeiro, os jovens também gravaram um vídeo expressando boas-vindas ao novo bispo escolhido.
Pascom Diocesana
FOTOS