Providencialmente, no mês em que a Igreja celebra o Mês Missionário, a paróquia Sant’Ana, do distrito de Santana, em Cruz Machado, teve a graça de acolher dos dias 18 à 21 de outubro a Santas Missões Populares Diocesanas. Missionários leigos, seminaristas e também um grupo de padres e diáconos se organizaram para naqueles dias, por meio de palestras, celebrações, sacramentos, e dinâmicas, proporcionar um processo de evangelização e reavivamento da fé em todas as comunidades da paróquia.
Para Leticia Marczal, catequista e membra da equipe de cantos da Comunidade São Francisco de Assis, as missões trouxeram maior ânimo para a comunidade, além de gerar questionamentos sobre o envolvimento na Igreja.
“Esses três dias de missões foram de muita benção para a comunidade. Pudemos refletir sobre como estamos levando nossa caminhada como Povo de Deus, assumindo serviços na Igreja. As missões aumentaram o espírito de união das pessoas. As dinâmicas no encontro com os casais por exemplo encorajaram muitos a demonstrar mais o amor um pelo outro, além de incentivá-los na vida de oração”, testemunhou Letícia.
Vivendo intensamente essa experiência, a jovem agradeceu muito pela oportunidade em participar. “Foi uma experiência incrível e com certeza inesquecível. Expresso toda minha gratidão a Deus e a todos que de algum modo ajudaram para que essas missões fossem realizadas. Essa experiência nos desperta mais para a vocação missionária”, expressou a jovem.
Padre Joviano José Salvatti, assessor diocesano das Missões, atesta que essa ação busca renovar a fé dos fiéis, gerando e despertando consciência de Igreja. “Foi um momento de renovação da fé, da alegria de anunciar e viver o Evangelho, e de ser Igreja, ser comunidade de fé, tanto para os missionários, quanto para o bom povo de Santana que nos acolheu”, disse o assessor.
Tendo sido realizada no mês de outubro, padre Joviano diz que foi oportuno para se viver a ocasião do Mês Missionário na prática. “Foi uma bonita ocasião de nossa Diocese vivenciar na prática o mês missionário e especialmente o ‘Dia Mundial das Missões’, que se deu no dia 21 de outubro”, situou o sacerdote.
A Paróquia de Sant’Ana receberá ainda neste ano uma visita de membros da coordenação Diocesana das Missões para fazer uma avaliação sobre os resultados da ação missionária, como uma espécie de pós-missão. Na ocasião, serão acolhidos os novos missionários da paróquia, que farão parte da equipe diocesana, além de ser implantado na paróquia o Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) e a Infância e Adolescência Missionária (IAM). O Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), fará também ainda este ano uma reunião para avaliar as Missões Populares realizadas em 2018, projetando melhorias para 2019.
Pascom Diocesana
FOTOS