A missa do sábado, 13 de outubro, na Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul, teve um elemento especial. Organizada pelo Movimento das Capelinhas, a liturgia foi abrilhantada com a recepção da Capelinha de Nossa Senhora Rainha das Missões, padroeira do Seminário Diocesano, de União da Vitória.
A Capelinha entrou na procissão de entrada da missa, que teve início às 19h, e foi conduzida por um casal da comunidade que recebe a Capelinha Vocacional da Paróquia em sua casa. Junto com o casal, outra fiel levava uma flor, que ao final da procissão, na chegada ao presbitério, foi depositada diante da capelinha, como oferta simbólica expressando generosidade à Nossa Senhora.
A recepção da Capelinha se deu pelo motivo da paróquia ter sido sorteada no 4° Encontrão das Capelinhas Vocacionais, na paróquia Sagrada Família, em União da Vitória, no dia 30 de setembro, para acolher o 5° Encontrão, que se dará no dia 08 de setembro de 2019. Até lá, a paróquia tem a graça de ficar com a Capelinha que traz o título da padroeira do Seminário Diocesano.
A missa que recepcionou a Capelinha foi presidida pelo padre Sidnei Reitz, pároco, e contou com a presença também de dois seminaristas. Segundo padre Sidnei, que antes de assumir a paróquia foi reitor do Seminário por treze anos, a paróquia está se mobilizando para fazer uma programação especial com a Capelinha, preparando assim o próximo Encontrão, em 2019.
“Já comunicamos ao povo que ela irá peregrinar na paróquia até o dia do Encontro. Mas estamos articulando também as outras quatro paróquias de nosso Setor para pensarmos algo que envolva o Setor todo”, comentou padre Sidnei.
Todas as Capelinhas Vocacionais que passam de casa em casa tem o objetivo de promover a oração pelas vocações, unir as famílias em oração e auxiliar a manutenção do Seminário com a oferta sincera e generosa que as famílias que as recebem depositam no pequeno cofrinho.
Marcelo S. de Lara
Pascom Diocesana