Quatro paróquias do ‘Setor São Mateus’ estão investindo em melhorar o ambiente da comunidade para as celebrações e espaços de evangelização. Com campanhas, promoções, ajuda de fiéis e voluntários, salões e igrejas estão sendo construídas e ampliadas.
Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – São Mateus do Sul
Na cidade de São Mateus do Sul, a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está ampliando sua Matriz. A obra que começou em junho deste ano irá contemplar espaço mais amplo para as sacristias, tendo como novidade uma capela para o Santíssimo, um oratório para o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e um auditório no térreo para 120 pessoas, visando formações e encontros.
Comunidade Rosa Mística – Vila Pinheirinho – São Mateus do Sul
Fazendo parte da paróquia do Perpétuo Socorro, situada no perímetro urbano, a comunidade Nossa Senhora da Rosa Mística, no bairro Pinheirinho, está quase concluindo sua igreja.
Identificada na época do padre José Chipanski como uma potencial capela, após a doação dos terrenos em 2006, se iniciaram as missas nas casas, e em 2007, já no pavilhão construído. Uma das últimas etapas realizadas em agosto deste ano foi a torre da Igreja e o piso. A previsão de conclusão é julho de 2019.
Comunidade São João Paulo II – São Mateus do Sul
Outra comunidade da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na saída para a cidade de São João do Triunfo, é a comunidade São João Paulo II. Com a ajuda de fiéis e voluntários, a comunidade está construindo seu salão para as festas e promoções, com o intuito de poder com as promoções investir no levantamento da futura igreja da comunidade.
As obras da construção do salão se iniciaram em 2014. Além do grande espaço do salão uma ampla churrasqueira já foi levantada. “O sonho para a construção da Capela assim como foi do salão são ousados, com a comunidade dando passos para este sonho ser realizado”, diz padre Sidnei Reitz, atual pároco.
Matriz Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa – São Mateus do Sul
Situada na Vila Nepomuceno, em São Mateus do Sul, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa também está com projeto de construção. Única paróquia na diocese que não possui salão para festas nem casa paroquial, desde o mês de agosto a paróquia está com uma campanha para atingir a este propósito.
Com os espaço já definidos para a construção do salão e da casa paroquial, a comunidade está na fase da legalização dos projetos e escritura. Para o padre João Henrique, administrador paroquial, é necessário levantar essas estruturas para melhor atender o povo.
Matriz São João Batista – São João do Triunfo
Fundada em 08 de junho de 1900, a paróquia São João Batista, de São João do Triunfo, há 30 Km de São Mateus do Sul, está também com um projeto de revitalização para a igreja Matriz.
Contando com o envolvimento de toda a comunidade que abraça a causa, o pároco, padre Fabiano Bulcovski está otimista. “O Projeto de Revitalização envolve reparo nas rachaduras, pintura externa e interna, além de melhoria na acessibilidade para os fiéis”, declara o pároco.
Matriz São José Castíssimo Esposos da Virgem Maria – Antonio Olinto
Pertencente ao Setor São Mateus, a paróquia São José Castíssimo Esposo da Virgem Maria, da cidade de Antônio Olinto, inaugurou em julho deste ano sua nova igreja. Por problemas estruturais e de acomodação, a antiga Matriz, que já era a segunda igreja da comunidade, teve sua demolição começada em 21 de abril de 2012.
Segundo o padre Antônio Carlos Rodrigues, pároco, a Bênção e Consagração da nova igreja está prevista para acontecer em cerimônia solene, com o novo bispo da Diocese.
Texto e Fotos: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória