Está programado para o dia 30 de setembro, na paróquia Sagrada Família de Nazaré, em União da Vitória, o 4º Encontrão Diocesano com as Zeladoras(es) das Capelinhas Vocacionais. A programação começará com a Santa Missa na Matriz às 8h30 seguida com palestras e atividades durante todo o dia, estando incluída uma visita ao Seminário Diocesano.
Os Encontros que acontecem desde 2015 tem o objetivo de valorizar o Movimento das Capelinas na Diocese, destacando o trabalho de leigos e leigas que auxiliam na promoção vocacional por meio da oração com a capelinha, pela ajuda financeira e com mantimentos, adquiridos para o Seminário Diocesano, por meio de campanhas nas matrizes e comunidades.
Ao final de cada ‘Encontrão’ é sorteada a paróquia que no próximo ano irá sediar o evento.
SITUANDO:
A primeira paróquia que teve a iniciativa, por meio da coordenadora paroquial Salette Biazus, e do seu pároco, na época padre Evaldo Karpinski, hoje reitor do Seminário, foi a paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas. Em 2016 o evento aconteceu na paróquia Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória, e em 2017 a paróquia Santa Bárbara, de Bituruna foi a anfitriã. Na ocasião do 1º Encontrão foi confeccionada a Capelinha de Nossa Senhora Rainha das Missões, que sendo padroeira do Seminário Diocesano, iria ficar na paróquia sorteada para sediar o evento, durante todo o ano.
Essa preocupação de uma formação e uma caminhada conjunta com o Movimento já era algo previsto nas Diretrizes do Movimento das Capelinhas, de 1996, elaborado na época por Dom Walter, hoje bispo emérito, quando mencionava de uma formação à membros do Movimento, aberto à todas as paróquias.
O SEMINÁRIO:
O Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, fundado em 1984, já formou diversos padres tanto para a Diocese quanto para diversas outras dioceses do Brasil. Atualmente o Seminário conta com 15 seminaristas, sendo 08 na filosofia e 07 na teologia. Muito de sua manutenção tem o auxílio do Movimento das Capelinhas Vocacionais, além de toda uma motivação da oração pelas vocações.
As campanhas realizadas nas paróquias para as vocações vão integralmente para o Seminário, salvo as paróquias coordenada por congregações religiosas que repassam 50% para o Seminário e a outra metade vai para a Congregação ou Casas Religiosas. No Seminário Diocesano, além dos seminaristas internos, mais 6 seminaristas religiosos recebem também a formação acadêmica para o sacerdócio.
*Se preparando para mais um grandioso evento com todas as Zeladoras (es) da Diocese, a paróquia Sagrada Família de Nazaré, anfitriã deste ano, já iniciou toda uma programação preparatória, onde a Capelinha de Nossa Senhora Rainha das Missões está percorrendo as comunidades da paróquia, motivando e congregando todos em oração para esse evento.
Texto e Fotos:
Pascom Diocesana