Entre os dias 13 à 16 de setembro, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do município de Rio Azul, acolheu as Santas Missões Populares Diocesanas, organizada pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI).
Com grande participação dos paroquianos, a abertura aconteceu na quinta-feira, 13, com a Santa Missa, presidida pelo padre Joviano José Salvatti, assessor do COMIDI, e concelebrada pelos padres Alexandre Antônio Nogueira e Padre Antony Jesuraj, atuantes na paróquia da cidade. Nesta celebração ocorreu o Rito de Envio ao missionários.
Além das visitas e bênçãos aos comércios, casas e famílias, das trinta comunidades da paróquia, todos os dias eram celebradas missas para o povo que recebia os missionários. 14 padres da diocese se dispuseram a ajudar nessa missão. Após a celebração, os missionários realizavam o encontro com as famílias, um momento de conversa, reflexão, dinâmicas e oração.
Local de grande importância e admiração da cidade, o Lar dos Velhinhos, que conta com 35 moradores e uma equipe responsável por diversas atividades, também foi contemplado com a presença dos missionários.
As crianças foram outro público que não ficaram de fora nas missões. Na tarde do sábado, 15, aconteceu a missãozinha. Membros da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da cidade, desenvolveram várias atividades: momentos de oração, conversa e até uma caça ao tesouro. À noite foi o momento com os jovens, com testemunhos, animação, e Adoração ao Santíssimo.
O encerramento das Missões ocorreu no domingo, 16, na Matriz, com fiéis das trintas comunidades. A missa foi presidida pelo padre Mário Glaab, administrador diocesano, e concelebrada por outros sacerdotes. Ao final da celebração, após o convite do padre Joviano, novos interessados em seguir na caminhada missionária se apresentaram para compor a equipe.
Krigor Chichoki, missionário de Paulo Frontin, que participou das missões pela primeira vez, disse que para ele o momento foi de renovar a fé.
“Foi uma experiência única, que me permitiu ver diferentes situações de vida e que me fez sentir uma fé inabalável e contagiante por parte das pessoas. Me senti renovado na fé, motivado para minha caminhada e para melhorar em alguns aspectos”, declarou ele.
Para Michelli Aparecida Boiani, paroquiana de Rio Azul, as missões é um convite à caminhar com o Cristo. “Creio que a missão é algo que renova tanto as famílias visitadas como também os próprios missionários, que levam o amor de Deus, indiferente de religião, cor ou classe. É algo que nos instiga a caminhar e estar mais próximos de Jesus e à servi-lo”, testemunha Boiani.
Buscando caminhar em comunhão com o apelo do papa Francisco, de uma ‘Igreja em Saída’, padre Alexandre, pároco em Rio Azul, destaca que as missões foi oportunidade para o povo experimentar o convite de Francisco.
“As Santas Missões foi um momento de Graça e Bênção, e uma enorme oportunidade para o povo de Rio Azul ser uma ‘Igreja em Saída’, de encontro com as pessoas”, declarou o pároco ao final do evento.
As próximas missões estes ano, já planejada e organizada pelo COMIDI, ocorrerão dos dias 18 à 21 de outubro, na paróquia Sant’Ana, em Santana, distrito de Cruz Machado.
Informações: Crystian Amaral
Fotos: Claudinei e Crystian