No domingo, 26, a paróquia Santo Antônio, de Santo Antônio do Iratim, em Bituruna, realizou sua festa vocacional em prol da manutenção do Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória. A promoção aconteceu na comunidade do Empoçado, que tem como padroeiro São Luiz Gonzaga, patrono dos seminaristas.
As festividades começaram pela manhã, e contaram com a presença do padre Joviano J. Salvatti, pároco, do diácono permanente Jalci Levis, fiéis da comunidade, zeladoras de capelinhas, membros do Movimento Serra, e também 4 dos 15 seminaristas diocesanos: César Wisniewski, Cristian Boniatti, Douglas Ribasz e Marcelo Czarnos.
Às 10h deu-se início ao terço vocacional, conduzido pelas zeladoras de capelinhas e Movimento Serra, junto com a comunidade e seminaristas. “A recita do terço nos mostra que Nossa Senhora ensina os vocacionados a viverem como escolhidos de Deus”, disse uma das participantes.
Durante a Missa, padre Joviano ressaltou a importância dos trabalhos dos leigos pelas vocações. “Em cada celebração Cristo nos mostra o grande amor que devemos ter pela Igreja, pela comunidade, pelos irmãos, e pela vocações. Nós temos um compromisso com os vocacionados: ajudá-los a discernir o seu chamado’’, enfatizava o padre.
Além da gratidão por parte do pároco e também do reitor do Seminário, padre Evaldo Karpinski, o seminarista Douglas dirigiu palavras de agradecimento a comunidade pelo apoio às vocações. “Ficamos muito felizes em saber que podemos contar com vocês. Tenham certeza que estamos sempre unidos com vocês pela oração, e é por meio dela que nossa vocação se fortalece’’, disse ele.
Além do momento de encontro pela celebração da eucaristia, o almoço e o “binguinho” na parte da tarde foram outros momentos de convivência da comunidade, onde várias pessoas puderam participar, mostrando mais uma vez o amor e carinho pelo Seminário da Diocese.
*Que pela intercessão de São Luiz Gonzaga, de São Junípero Serra, e da Rainha e Mãe dos Vocacionados, em cada comunidade brote ‘Uma Nova Vocação’.
Informações: Douglas Ribasz
Fotos: Cristian Boniatti
Postagem: Pascom Diocesana