A Assembleia terá como tema central, as “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”. Além desse assunto, os bispos irão tratar do Texto sobre novas comunidades, o Estatutos da CNBB, Pensando o Brasil: Estado laico, Ano do Laicato, Sínodo da Pan-Amazônia e indicações para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) que serão renovadas em 2019.
Pauta da Quarta-feira
Além da missa e da abertura solene, os bispos se ocuparão durante o dia com algumas tarefas estatutárias antes de começarem os debates. A principal destas tarefas será a apresentação do relatório da presidência sobre as atividades desde a última assembleia geral, em maio do ano passado. O Cardeal Sergio da Rocha vai apresentar aos bispos os principais encontros e pronunciamentos da Conferência no último ano.
Consta ainda das tarefas do dia apresentação de uma análise de conjuntura eclesial e os primeiros informes sobre os próximos sínodos: dos jovens e da Pan-Amazônia.
Coletiva de Imprensa
Todos os dias (exceto no sábado e domingo), às 15h, os jornalistas terão um encontro marcado com o episcopado brasileiro nas Coletivas de Imprensa do evento.
O portal A12 (http://www.a12.com), em parceria com a Assessoria de Imprensa da CNBB, transmitirá, ao vivo, as coletivas de imprensa.
Ao final do dia, a Assessoria de Imprensa da CNBB divulgará previamente os nomes dos bispos que participarão da coletiva de imprensa bem como os temas que eles abordarão no dia seguinte.
Diocese de União da Vitória
Estando Vacante (sem bispo), a Diocese de União da Vitória está representada na Assembleia pelo seu Administrador Diocesano, padre Mário Fernando Glaab, que após os 10 dias da Assembleia, repassará ao Clero da Diocese na próxima reunião do Clero, as informações discutidas entre o episcopado brasileiro, reunido em Aparecida.
Informações: Site da CNBB
Postagem: Pascom Diocesana
Diocese de União da Vitória