Dos dias 9 à 11 de março, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Limeira, em União da Vitória, acolheu as Santas Missões Diocesanas, a qual contou com a presença de 42 missionários.
A Abertura dos trabalhos se deu na sexta feira, 09, com a celebração eucarística às 19h, presidida pelo Frei Givanildo, Provincial Geral da Congregação dos Missionários Servos do Senhor, e foi concelebrada pelo pároco frei Antoniel Peçanha, padre Joviano José Salvatti, assessor da equipe missionária e o Diácono Frei Luiz Henrique.
O sábado foi repleto de atividades. Iniciado com a oração da manhã, distribuídos em grupos, enquanto alguns se deslocavam para as visitas às famílias, outros reuniam, em momentos diferentes do dia, jovens e crianças, evangelizando com palestras e atividades. O encontro das crianças contou com a Infância Missionária, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Durante a noite houve a celebração da Missa presidida pelo padre Joviano, e logo após, o Encontro das Famílias.
Durante as missões, nas visitas às famílias, os missionários sentiram a alegria de levar a Mensagem de Deus às pessoas, como testemunhou Rosângela Correia da Luz, da Comunidade da Limeira. “Eu agradeço a Deus pelo conhecimento que venho adquirindo. Primeira vez que tive contato com as missões, e me emociono com este trabalho. Sinto-me impactada, experimentando e vendo a necessidade do Espírito Santo nas famílias”, testemunhou ela.
Ainda para Rosângela, a Missões Diocesanas vai certamente gerar bons frutos na Paróquia. “Nossa comunidade já é abençoada por Deus, como dizia o falecido frei Pedrinho, e creio que com as missões a sementinha foi plantada e vai germinar novas vocações missionárias, pessoas que vão se dedicar mais por nossa Paróquia”, disse. “Me sinto na responsabilidade de fazer alguma coisa. Sinto que tenho que mudar, que preciso dar meu sim; ajudar o meu próximo. O fato de dar um abraço, de ouvir o outro, já transforma. Me questiono agora: o que Jesus quer de mim?”, se indagava Rosângela.
Vivenciando também experiências transformadoras no trabalho missionário, Luis Carlos Da Luz, um dos membros da comunidade, disse que o trabalho dos Missionários é traze Deus até eles. “Acredito que través dos missionários Deus cura e liberta muita gente quando damos essa abertura. Vejo como necessário tal trabalho, pois para quem não vai até a Igreja, a Igreja vai até eles por meio dos Missionários” relatou Luiz. E complementou. “Achei lindo o trabalho de vocês, e a união que vocês tem”.
Além do trabalho dos padres, a Paróquia da Limeira é atendida pelas irmãs Mensageiras do Amor Divino. Para a Irmã Neuza, as Santas Missões trouxeram uma nova luz a comunidade. “O povo estava sedento da Palavra de Deus e muitos afastados da comunidade se sentiram agora motivados a voltarem”, falou Neuza. “Vocês são o único evangelho que as pessoas podem entender, creio que muitos foram tocados durante esses dias de missões, os frutos não vão aparecer já, mas virão e produzirão bem”, acredita irmã Vera.
O encerramento das Missões se deu no Domingo com a celebração da missa, presidida pelo atual administrador Diocesano, padre Mário Glaab, que em sua homilia falou de um dos aspectos da Missão. “As missões vem trazer a misericórdia e amor do Pai com os seus. Somos convidados a escutar o que Deus quer nos falar e fazer parte do projeto que ele nos oferece, o Projeto de Salvação”, afirmou o Administrador.
Como de costume, após a Santa Missa foi realizado o Rito de Envio ao Missionários, com o objetivo de voltarem para suas casas nutridos pela força da missão.
Texto: Eduardo Barbosa Araújo
Secretário do COMIDI
Fotos: Bruna Lemes
Missionária
FOTOS ABAIXO