REFLEXÃO,
EVANGELHO DE Jo 3, 14-21
Avançamos em nossa caminhada quaresmal. Nesse tempo que passa centramos a atenção na adorável figura de Jesus. Aos poucos vai se desenhando no horizonte o desfecho de sua caminhada. Ele será o grão de trigo lançado à terra e atrairá a atenção de todos quando for levantado. No Evangelho de hoje, temos a conclusão do diálogo de Jesus com Nicodemos. O evangelista João recorre ao simbolismo da serpente de bronze (cf. Nm. 21,9) a qual, pela fé, libertava das mordidas mortais das serpentes do deserto para aplicá-lo à fé em Jesus, pelo qual se tem a vida eterna. O diálogo com Nicodemos é um convite à conversão. Coloca em confronto as duas opções, aquele que crê e aquele que não crê, aquele que pratica o mal e ama as trevas e aquele que pratica a verdade e se aproxima da luz. Cabe ao fiel fazer a sua opção.
DICAS LITÚRGICAS DA QUARESMA
O Tempo compõe cinco Domingos mais o Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, que inicia a Semana Santa, também chamada Semana Maior. A cor do Tempo é a roxa. Sempre busque motivar ou relacionar algo sobre a Campanha da Fraternidade, colocando em destaque o Cartaz, rezando a oração e fazendo preces de acordo com o lema e o tema da CF deste ano. O espaço celebrativo deve ser sóbrio, sem ornamentação nem flores no altar;
Não se recita nem se canta o “Glória”, nem o “Aleluia”, que são aclamações jubilosas, marcadas pela festa e alegria, o que não combina com a Quaresma; É tempo de favorecer o silêncio musical. Por isso, os instrumentos devem acompanhar os cantos de forma discreta, somente para sustentar o canto, um teclado ou um violão apenas, silenciando os demais, para manifestar o caráter penitencial desse tempo. Sua função é apenas “prática”, na medida do necessário, para apoiar o canto.
Compromisso: Participar dos encontros nos grupos de família.
CANTOS APROPRIADOS
Entrada: “Senhor eis aqui o teu povo”, “Lembra senhor, o teu amor”, “Volta meu povo”, “Senhor tende compaixão”, “Eis o tempo de conversão”, “Alegres vamos à casa do Pai”,”.
Ato Penitencial: “Eu confesso a Deus e vós irmãos”, “Senhor servo de Deus”, “Misericórdia senhor, Misericórdia”, “Coração inquieto”, “Senhor que viestes salvar”,
Aclamação: “Louvor a vós ó Cristo”, “Glória a vós ó Cristo”, “Fala senhor”, “Escuta Israel”.
Ofertório: “Sê bendito senhor para sempre”, “Queremos oferecer”, “Todo povo sofredor”, “Sabe Senhor”.Comunhão: “Eu vim para que todos tenham vida”, “Jesus filho amado do Pai”, “Reconciliai-vos com Deus”, “Ao recebermos senhor”.
Envio: “Hino da campanha da Fraternidade 2018”.
Colaboração: Pe. Emerson Gonçalves de Toledo
Assessor Diocesanos da Liturgia
Par. São Mateus – São Mateus do Sul