Reflexão e Sugestões Litúrgicas
A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuar a reflexão iniciada no 2º Domingo, quando recorda que Deus ama cada homem e mulher e chama-os à vida plena e verdadeira. A resposta do homem ao chamado de Deus passa pelo caminho da conversão pessoal e de identificação com Jesus.
A 1ª leitura (Jonas 3:1-5, 10), nos recorda através da história do envio do profeta Jonas a pregar a conversão aos habitantes de Nínive, que Deus ama todos os homens e a todos chama à salvação. A disponibilidade dos ninivitas em escutar os apelos de Deus e em percorrer um caminho imediato de conversão constitui um modelo de resposta adequada ao chamado de Deus.
A 2ª leitura (I Corintios 7:29-31), convida o cristão a ter consciência de que “o tempo é breve” – isto é, que as realidades e valores deste mundo são passageiros e não devem ser absolutizados. Deus convida cada cristão a viver de olhos postos no mundo futuro, a dar prioridade aos valores eternos, a converter-se aos valores do “Reino”.
No Evangelho (Marcos 1:14-20), aparece o convite que Jesus faz a todos os homens para se tornarem seus discípulos e para integrarem a sua comunidade. Marcos avisa, contudo, que a entrada para a comunidade do Reino pressupõe um caminho de “conversão” e de adesão a Jesus e ao Evangelho. Portanto, tenhamos a coragem de nos deixar “seduzir” por Cristo. São Jerônimo, comentando a atitude dos quatro primeiros discípulos chamados pelo Senhor, afirma: “A verdadeira fé não conhece hesitação: imediatamente ouve, imediatamente crê, imediatamente segue…” Seja assim a nossa fé no Senhor, seja assim nossa adesão ao nosso Salvador! Então, seremos felizes de verdade, porque perceberemos que o que Cristo nos trouxe é uma Boa Notícia, a melhor de todas: Deus nos ama, caminha conosco e, no seu bendito Filho, nos convida à amizade íntima com ele, nesta vida e por toda eternidade!
SUGESTÕES LITÚRGICAS
A cor litúrgica é o verde. Preparar a celebração com zelo, tornando o espaço alegre e acolhedor. Ao longo dos dias da semana anterior ao 3º Domingo do Tempo Comum, procurar meditar a Palavra de Deus deste domingo. Meditá-la pessoalmente, uma leitura em cada dia, por exemplo. Escolher um dia da semana para a meditação comunitária da Palavra: num grupo da paróquia, num grupo de padres, num grupo de movimentos eclesiais, numa comunidade religiosa. Aproveitar, sobretudo, a semana para viver em pleno a Palavra de Deus. Após a oração Pós-comunhão pode ser recitada a oração para o ANO NACIONAL DO LAICATO:
Ó Trindade Santa, Amor pleno e eterno, que estabelecestes a Igreja como Vossa “imagem terrena”: Nós Vos agradecemos pelos dons, carismas, vocações, ministérios e serviços que todos os membros de Vosso
povo realizam como “Igreja em saída”, para o bem comum, a missão evangelizadora e a transformação social, no caminho de Vosso Reino. Nós Vos louvamos pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, santidade e ação transformadora. Nós Vos pedimos que todos os batizados atuem como sal da terra e luz do mundo: na família, no trabalho, na política e na economia, nas ciências e nas artes, na educação, na cultura e nos meios de comunicação; na cidade, no campo e em todo o planeta, nossa “casa comum”. Nós Vos rogamos que todos contribuam para que os cristãos leigos e leigas compreendam sua vocação e identidade, espiritualidade e missão, e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres. Isto Vos
suplicamos pela intercessão da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, modelos para todos os cristãos. Amém!
SUGESTÕES DE CANTOS
ENTRADA: “Me chamastes”, “Um dia escutei te chamado”, “Eis-me aqui Senhor”.
ATO PENITENCIAL: “Eu confesso a Deus”, “Senhor que viestes salvar”, “Ovelha perdida”, “Senhor piedade”.
HINO DE LOUVOR: “Glória a Deus nas alturas”, “Glória Deus nos altos céus”.
ACLAMAÇÃO: “Luz para o meu caminho”, “Vai falar no Evangelho”, “Buscai primeiro”, “Escuta Israel”.
OFERTÓRIO: “Bendito seja Deus”, “A mesa santa que preparamos”, “De mãos estendidas”, “Estar em tuas mãos”.
COMUNHÃO: “O milagre desta comunhão”, “Estás entre nós”, “Cantar a beleza da vida”, “Vem eu mostrarei”.
ENVIO: “Eu celebrarei”, “Nossa missão”, “Quero ouvir teu apelo Senhor”, “Já é tempo de Amar”.