Letra e Cifra:
D A G D A D
Voa, voa, voa de norte a sul,
Voa, voa, voa, voa, Gralha Azul.
Pousa, pousa, pousa, cumpre tua missão.
Deus te mandou do céu para embelezar nosso chão.
G A D A D
Voa abraçada com o vento, para o
alto e avante,
Desliza pelo firmamento, tranquila e confiante.
Mas não te esqueças de nós, olha-nos lá do céu.
És nosso símbolo, és nosso troféu.
Numa manhã cinzenta, tomada por um nevoeiro,
O sol rompeu as nuvens pra te ver plantar um pinheiro
Não é para ti que trabalhas, plantas para o futuro.
Sem tua generosidade o amanhã seria escuro.
1) Óculos:
Essa canção é sobre um dos símbolos do meu amado estado do Paraná, a Gralha Azul, como se estivesse conversando com a ave.
O refrão apresenta os dois movimentos típicos de uma ave: voar e pousar, ambos como um dom de Deus, dados com um objetivo: “embelezar nosso chão”, referência ao fato de que a Gralha Azul, ao enterrar pinhões para comer mais tarde, acaba ocasionando o surgimento de muitos novos pinheiros.
A primeira estrofe começa ressaltando a dimensão lúdica, a diversão do voo, mas também pede que isso não a leve a esquecer da dimensão laboriosa, a missão que tem aqui na terra.
A segunda estrofe exalta a beleza do gesto da ave, capaz de atrair a atenção até mesmo do Astro-Rei.
2) Pontes:
A Gralha Azul é apresentada como um símbolo das pessoas que sabem balancear a diversão e o trabalho. Divertidos, sem serem alienados. Trabalhando duro, sem perder a alegria. Há quem coloque oposição entre essas atitudes, mas a canção, seguindo a linha do Ecle 3, mostra que “para tudo na vida há um tempo”: tempo para se divertir e tempo para trabalhar sério.
Além disso, o gesto de enterrar os pinhões, e, assim, ocasionar o surgimento de novos pinheiros, espelha todos aqueles que sabem pensar nos outros e no futuro, que têm paciência de esperar, que não querem resultados imediatos e vantagens próprias, que superam uma mentalidade imediatista e egoísta, semeando coisas boas, mesmo sabendo que talvez não consigam colher seus frutos, mas alegrando-se pelo fato de que alguém os fará. Essas pessoas também foram mandadas por Deus para “embelezar nosso chão”, pois elas deixam o mundo mais belo e fazem não só o sol como o próprio Criador contemplar e se alegrar com suas boas obras!
3) Oração:
Agradeçamos ao Senhor por tantos exemplos inspiradores que Ele deixou na Natureza, e peçamos o dom de saber apreciá-la e de ligá-la à nossa vida cotidiana. Peçamos também que, inspirados pela Gralha Azul, possamos harmonizar o trabalho e a diversão e pensarmos nos outros e no futuro, superando o egoísmo e o imediatismo. Intercedamos pelos que só querem se divertir, para que aprendam a se comprometer com o bem comum e pelos que se dedicam de corpo e alma a isso, para que não deixem de se divertir e aproveitar a vida. Amém.