Uma missa celebrada no dia 03 de setembro, na Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Rio Claro do Sul, deu início aos festejos da comemoração dos 105 anos do município de Mallet.
A história contada há anos por antepassados, se torna um marco que descreve a vida dos munícipes de Mallet e do distrito de Rio Claro do Sul.
Aproximadamente há 133 anos, em uma marcha, famílias chegavam a uma região localizada à margem esquerda de um rio, onde formaram um pequeno povoado, nomeando-o como Rio Claro em virtude da limpidez das águas. Com os mais difíceis problemas de sobrevivência para lavrarem a terra, mas com muita fé, decidiram erguer uma pequena capela, onde em suas orações pediam bênçãos e agradecimentos.
Tamanha foi a dedicação desse povo, que ao passar dos anos a pequena capela transformou-se em um Santuário, símbolo de fé e devoção por toda a região até hoje.
Com o passar dos anos há 20 Km da vila de Rio Claro foi construída a Estação Ferroviária Marechal Mallet e ao seu redor formou-se um pequeno povoado chamado São Pedro de Mallet às margens do riacho charqueada.
Nossa terra que é abençoada pelo ‘santo rosário’, trás no sangue do povo polonês uma força de luta e muita fé que o fez continuar perseverante em sua jornada, como testemunhou Moacir Alfredo Szinvelski prefeito de Mallet – PR “Sem a proteção de Nossa Senhora não conseguimos nada”.
Em louvor à Virgem do Rosário, durante a Santa Missa os fiéis entoaram o hino expressando sua devoção e gratidão pela caminhada história de todo o município.
Texto e fotos: Larissa Föetsch
Rio Claro do Sul – Mallet