Após um ano e alguns meses fazendo Estágio Pastoral, na paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio do Iratim – Bituruna, o seminarista Claudimir Pinheiro de Camargo, recebeu o primeiro grau do sacramento da Ordem (Diaconado), no dia 08 de julho, na Matriz Santa Bárbara, em Bituruna.
Natural da cidade de Honório Serpa, município do sudoeste do Paraná, de 6,5 mil habitantes, Claudimir era participante da paróquia São Sebastião e Nossa Senhora Mãe dos Pobres, da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão. Tendo concluído seus estudos em sua diocese e após ter dado um tempo em sua caminhada vocacional, optou por fazer uma experiência na Diocese de União da Vitória, onde ingressou em 2016.
Acompanhado pela equipe formativa e tendo o consentimento de Dom Agenor e dos padres da Diocese, após o ano de Estágio, Claudimir foi aceito para a ordenação diaconal, fazendo à partir de então parte do clero da Diocese de União da Vitória.
A Santa Missa com o rito de ordenação teve início às 17h30 e contou padres da Diocese de União da Vitória e da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão. Testemunhando o trabalho do seminarista na paróquia Santo Antônio, o casal Solange e Rodrigo agradeceram muito pelo tempo em que conviveram com Claudimir. “Nossa paróquia ganhou mais vida com teu trabalho Claudimir. Seu dinamismo, sua alegria, sua perseverança diante de tantos obstáculos nos motivava como fiéis da paróquia à sempre continuar”, lembrou Solange, emocionada.
Em seus agradecimento ao final da celebração, Claudimir lembrou de características que traz em sua vida herdadas de seus pais, e que sempre busca pô-las em prática por onde passa. “Quero agradecer muito aqui aos meus pais Antônio e Salete que me passaram as virtudes da bondade e da gratidão. Sou muito grato por toda a educação e amor que me deram”, disse o novo Diácono Claudimir.
Impulsionado pelo seu lema de ordenação: ‘Estou no meio de vós como aquele que serve’, do Evangelho de Lucas 20,27, em entrevista ao jornal Estrela Matutina minutos antes da celebração, Claudimir expressou de que modo deseja servir nos trabalhos pastorais por onde for. “Eu venho de experiências de comunidades que expressaram trabalho mútuo, em unidade, e também quero levar essa perspectiva de unidade às pessoas. Penso também na visita às famílias, pois elas desejam a presença do homem do sagrado em sua casa, em sua comunidade, onde trabalham e vivem”, destacou ele.
Tendo encerrado o tempo de seu Estágio Pastoral na paróquia de Santo Antônio do Iratim, o Diácono Claudimir assumirá como Administrador Paroquial a paróquia Sagrada Família de Nazaré, em União da Vitória até sua ordenação sacerdotal, prevista para 2018.
Sua nomeação como Administrador Paroquial se dará no dia 29 de julho, por Dom Agenor Girardi, bispo diocesano, na missa das 19h, na matriz Sagrada Família de Nazaré.
Além dos trabalhos coordenados pelo novo diácono, a paróquia Sagrada Família contará também com o auxílio dos padres do Seminário Diocesano e o trabalhos pastorais dos seminaristas, nas comunidades da paróquia.
*A Diocese de União da Vitória louva à Deus pela doação da vida do Diácono Claudimir ao serviço à Igreja de Cristo, pelo exercício do Ministério Diaconal.
Texto: Pascom Diocesana
Fotos da Ordenação: New Color – São Mateus do Sul
Mais fotos na Galeria abaixo
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”291″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]