Seminaristas do Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, tiveram um dia especial neste sábado, 17, com a visita de seus pais. O Encontro que teve início às 9h, começou com um café, tendo em vista que alguns vinham de cidades distantes de União da Vitória, como Rebouças, Santana – Cruz Machado, e Santo Antônio do Iratim – Bituruna.
Logo após o café, os pais e seus filhos seminaristas se reuniram na sala de teologia do Seminário, onde os seminaristas Douglas, Damião e Marcelo fizeram um Momento de Espiritualidade.
Na sequência, padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário, e o padre Marcelo S. de Lara, vice-reitor, trabalharam alguns assuntos. Padre Evaldo comentou da grande ajuda e importância do ‘Movimento das Capelinhas’ que auxiliam em muito no Seminário. “As zeladoras com suas capelinhas promovem as vocações, por meio da orações que fazem. E ainda, aquela contribuição que as capelinhas dão para o Seminário nos ajuda em muito para reformas e outros investimentos que precisamos”, destacou o reitor.
Falando sobre a importância da família na formação do seminarista, padre Marcelo comentou com os pais que eles são colaboradores com os formadores no discernimento e acompanhamento da vocação do filho. “É preciso que vocês pais abram espaço de diálogo com seus filhos em casa, buscando saber de sua caminhada vocacional. Perguntar como estão indo? quais as alegrias e dificuldades? o que ele pensa para seu futuro?”, motivou o padre.
Lembrando que toda vocação vem da família, o padre ainda falou que os pais devem sempre rezar pelas vocações, seja para seu filho(a) como para outros. “Toda vocação tem a fé como base, se uma família não reza pelas vocações está perdendo o próprio fundamento que sustenta a vocação familiar também. O mundo de hoje está carente por orações pelas vocações, seja sacerdotal seja familiar”, comentou o vice-reitor.
O encontro contou também com a presença de Dom Agenor Girardi, bispo diocesano. Após uma conversa com os pais, no final de sua fala o bispo agraciou a todos com uma bênção com a réplica da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que chegou no Seminário na sexta-feira, 16. “Vamos pedir que Nossa Senhora abençoe todas as famílias aqui presentes e a caminhada de seus filhos no seminário”, convidou Dom Agenor.
Um dos momento de maior interação entre as diversas famílias foi na hora do almoço, no salão do Seminário. Em um clima fraterno e harmônico, os visitantes puderam partilhar suas vidas e melhor se conhecerem. “É o momento de fraternizar e nos conhecermos também”, lembrou o bispo, convidando todos a se servirem.
Para matar a saudade e vivenciar o espaço particular de cada família, o período da tarde foi reservado para o próprio convívio dos pais com seus filhos, alguns mostrando os espaços do Seminário, para os vindos pela primeira vez, e outros curtindo o momento em conversas.
Pascom Diocesana
Mais fotos, na Galeria abaixo
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”284″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]