Na semana em que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida encerra sua peregrinação pelas paróquias da Diocese, uma das comunidades que a ela foi acolhida, foi a Capela Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Navegantes, em União da Vitória.
A Capela que pertence à paróquia Catedral, acolheu fiéis de sua comunidade, da paróquia Nossa Senhora de Fátima, algumas pessoas das comunidades de Porto União – SC, da Matriz Catedral, da comunidade do Bairro Ponte Nova, que trouxeram a réplica da Imagem em carreata, e seminaristas do Seminário Diocesano.
A Missa de acolhida da Imagem aconteceu na quarta-feira, 14, às 19h, e foi presidida por Dom Agenor Girardi, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres Silvano Surmacz, pároco da Catedral, padre Aquiles Ramos Berton, vigário da Catedral e nascido no Bairro Navegantes, e pelos padres do Seminário Diocesano, padre Evaldo Karpinski, Reitor do Seminário, e padre Marcelo de Lara, vice-reitor.
Enquanto a Imagem era conduzida pelo padre Silvano, pela rampa da Capela em forma de Barco, os fiéis com velas acesas entoavam cantos marianos acolhendo Nossa Senhora Aparecida que ficaria por um dia na Comunidade.
Padre Silvano deu as boas-vindas a todos no início da celebração e fez uma analogia da história da Aparecida com a Comunidade dos Navegantes. “É bem expressivo a Imagem aqui, pois o Rio Iguaçu que passa por esta comunidade nos lembra o Rio Paraíba e esta comunidade dedicada à Nossa Senhora dos Navegantes nos lembra também que Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores, que a recolheram em um barco”, explicou o pároco.
Após o Rito de Comunhão, Dom Agenor pediu que dez pessoas fossem até à frente da Imagem e cada uma rezasse uma Ave-Maria. “Vamos rezar uma dezena do Terço com voluntários que podem fazer uma intenção e rezar uma Ave-Maria, expressando também os pedidos de todos nós”, motivou o bispo.
Ao final da Santa Missa, todo o povo pode fazer seu ato de fé tocando na Imagem, dedicando assim seus pedidos e agradecimentos.
Programação da Peregrinação da Imagem
Sexta-feira, 16: Cúria Diocesana.
Sábado, 17, Seminário Diocesano. Com Missa às 17h30m.
Domingo, 18, Catedral de União da Vitória. Com Missa de encerramento da Peregrinação e entronização da Imagem na Catedral, às 15h.
Texto e fotos: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”282″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]