Nesta quinta-feira, 25, aconteceu na Matriz São Pedro, em Mallet – PR, a Reunião do Clero da Diocese de União da Vitória. A Reunião que acontece à cada dois meses, reuniu padres, diáconos, seminaristas estagiários, leigos envolvidos na coordenação da catequese e o bispo diocesano, Dom Agenor Girardi.
O Encontro que tem o objetivo de estudar e planejar a caminhada da diocese, além de partilhar as realidades que acontecem nas paróquias, proporcionou na parte da manhã um estudo sobre, “A Importância da Teologia Hoje”.
A apresentação do tema ao clero e seminaristas foi dirigida pelo padre Mário Fernando Glaab, diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno, em União da Vitória. “Esse tema vem ajudar a refletirmos sobre o serviço que a Teologia presta para a Igreja e para a sociedade. Aos padres que estão no contato direto com o povo é importante observar e refletir como a Teologia cresce também do seio do povo”, convocou padre Mário.
“Seria bom que cada um se colocasse na sua posição no dia a dia se perguntando: Qual é minha ‘alimentação’ teológica, e, Em que estou inserido com o povo?” complementou.
Segundo ele, um dos serviços que a Teologia presta para a Igreja é fazer ela pensar sobre suas próprias reflexões teológicas, faz o Ensino da Igreja sempre estar disposto a fazer uma autocrítica. “O lugar próprio de fazer Teologia é na Igreja, como comunidade cristã. Vemos o exemplo do papa Francisco que tem a intenção de descentralizar e abrir a reflexão para que a Teologia brote na Missão”.
Frisando que o futuro da Teologia hoje é as reflexões do próprio Concílio Vaticano II, padre Mário apresentou as cinco Dimensões da Teologia no mundo de hoje, sendo eles:
– Teologia e Povo de Deus
– Contexto Ecumênico e Inter-religioso
– Teólogas e Teólogos
– Interpretação da expressão dos que creem
– Pluralidade e unidade da Teologia
Parafraseando o teólogo Elias Wolff, padre Mário comentou que antes de qualquer manifestação religiosa, o ser humano é marcado por uma espiritualidade, e se alguém quer fazer um trabalho pela humanidade é preciso descobrir a espiritualidade que está no ser humano.
No restante da manhã e no período da tarde o clero trabalhou as atividades que irão acontecer à nível diocesano, paroquial e no Regional Sul II.
Padre Joviano, assessor da Ação Evangelizadora comunicou que nos dias 23 e 24 de setembro acontecerá em Curitiba a 38° Assembleia do Povo de Deus que à partir deste ano terá mudanças quanto a participação das Dioceses. “Em setembro deste ano a Assembleia acontecerá por Província e não pelo Regional todo. Será feita a experiência de alternar os encontros um ano por Províncias e em outro ano pelo Regional todo. Nossa Província, composta por seis dioceses mais as duas eparquias ucranianas estarão reunidas em Curitiba. Nesse modelo, quando houver os encontros por Províncias haverá a possibilidade de até 30 pessoas por diocese participarem da Assembleia e poderem contribuir nas reflexões”, comunicou o assessor.
Outro assunto comunicado foi o Semana Teológica que acontecerá nos dias 28,29 e 30 de junho. Voltada para a formação do clero, a Semana deste ano tratará sobre o tema: “Do Conflito à Comunhão”, que tratará das questões comuns e conflituosas entre Católicos e Luteranos, em alusão às comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante celebrada neste ano. “Teremos teólogos católicos e protestantes luteranos. Ambos buscarão colocar as posições de cada Igreja e proporão algumas reflexões entre os participantes”, comunicou padre Mário Glaab, coordenador do evento.
Celebrando a busca desta unidade desejada por Cristo, durante a Semana Teológica haverá também uma celebração ecumênica na Capela do Seminário Diocesano em União da Vitória, no dia 29 de junho. “Reuniremos padres de nossa diocese, de dioceses vizinhas, padres do Rito Ucraniano e pastores protestantes. A celebração é aberta à quem desejar participar”, convidou padre Mário.
Em 2017, a Igreja Catedral de União da Vitória está também em festa. No dia 26 de maio, a ‘Igreja Mãe’ da Diocese comemora 100 anos de sua criação. Padre Silvano Surmacz, pároco da Catedral estendeu o convite a todos para as celebrações alusivas ao centenário.
Um dos destaque segundo padre Silvano será a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida no próximo 18 de junho. “A Imagem Peregrina encerra sua peregrinação pela diocese em nossa Catedral onde ficará definitivamente. Encontrei em relatos históricos que Nossa Senhora Aparecida é tida como a segunda padroeira da Catedral, com testemunhos antiquíssimos de sua devoção”, informou padre Silvano.
Em uma sala à parte estavam as coordenadora da catequese com o coordenador diocesano Célio Calikoski. Segundo o coordenador foi muito debatida as Orientações para uma eficiente catequese para Adultos. “Estudamos dois Documentos sobre a Iniciação à Vida Cristã e vimos algumas orientações como idade, tempo de catequese, as etapas e as celebrações com os Adultos”, relatou Célio.
A Reunião se encerrou em um clima alegre, celebrando o aniversário de dois sacerdotes, padre Francisco Adamczyk, pároco em Mallet ,e padre Abel Zastawny, padre em União da Vitória.
Texto e fotos: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
Mais fotos abaixo
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”276″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]