Também chamada como ‘Missa da Unidade’, a ‘Missa do Crisma’ como é mais conhecida, é uma celebração que acontece todo ano nas vésperas do início do Tríduo Pascal (Missa da Ceia do Senhor; Celebração da Paixão do Senhor; Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor), que acontece dentro da Semana Santa, à partir da Quinta-feira Santa.
A ‘Missa do Crisma’ pode ser realizada na quinta-feira Santa pela manhã, na quarta-feira à noite e, em alguns lugares a realizam até na terça-feira à noite. Recebe o nome de ‘Missa do Crisma’ devido que nesta celebração o bispo consagra o Óleo do Crisma que, após receber a mistura do Bálsamo (perfume), é consagrado pelo bispo. Este Óleo é utilizado nos sacramentos do Batismo, da Crisma e da Ordem. Além da Consagração deste Óleo, o bispo ainda abençoa o Óleo dos Catecúmenos e o Óleo da Unção dos Enfermos.
Nesta celebração, todos os sacerdotes fazem também a Renovação de suas Promessas, assumidas no dia de sua Ordenação. Esta renovação vem expressar a comunhão que deve existir entre os padres e seu bispo, junto com os diáconos e todo os fiéis leigos. Indo mais além, expressa a comunhão de toda a Igreja com o Mistério Pascal de Cristo, sua Vida, Paixão, Morte e Ressurreição.
Os sacerdotes da Diocese de União da Vitória celebraram essa Missa, em comunhão com seu bispo, Dom Agenor Girardi, na quarta-feira, 12, na Igreja Catedral, em União da Vitória. Diáconos, Dom Walter M. Ebejer, bispo emérito, seminaristas diocesanos e religiosos e leigos representantes das diversas paróquias da Diocese, puderam vivenciar juntos essa expressão de Comunhão.
Durante a missa, que teve início às 19h, o Óleos foram trazidos em procissão e apresentados à Dom Agenor para que os abençoasse. Em sua homilia, o bispo enfatizou a importância que o sacerdote tem para o povo. “Nossas mãos foram ungidas para servir o povo. Os sacramentos que administramos marcam a vida das pessoas que não esquecem do padre que fez seu casamento, ungiu um doente ou batizou alguém”, disse Dom Agenor. “Vejam padres! Como é grande nossa missão. Como é grande a missão que Deus colocou em nossas mãos”, reforçou o bispo.
Para simbolizar o espírito de comunhão, após os sacerdotes terem renovado suas promessas, Dom Agenor motivou que os padres e diáconos em um primeiro momento abraçassem o bispo e depois cumprimentassem o povo. “Cada padre agora pode se aproximar e dizer algum palavra ao bispo e depois saudar o povo, para que assim expressemos que não caminhamos sozinhos”, orientou Dom Agenor.
Terminada a celebração, cada padre levou para sua paróquia o três Óleos abençoados pelo bispo, que utilizarão durante todo o ano nos sacramentos administrados ao seus fiéis, até a próxima ‘Missa do Crisma’, em 2018.
Texto e fotos: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”271″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]