Desde quarta-feira, 26, em Aparecida – SP, para a 55ª Assembleia Geral da CNBB, Dom Agenor Girardi, bispo diocesano de União da Vitória, concedeu entrevista ao jornalista Jorge Teles, da Rádio Cultura, da Diocese de Guarapuava – PR, falando aos fiéis da Diocese de União da Vitória sobre o andamento da Assembleia Geral.
Dom Agenor mencionou o tema principal da Assembleia. “O grande tema do ano é a Catequese, a Iniciação Cristã. Já trabalhamos a manhã toda sobre este tema. Ouvimos a exposição, depois os trabalhos em grupo. Foi muito bom. O tema me parece que foi muito bem preparado”, destacou Dom Agenor.
Neste final de semana, todos os bispos terão o Retiro da CNBB, e para Dom Agenor, esse momento é de muito proveito na Assembleia. “É um momento muito especial, também esperado. Momento da espiritualidade, momento das confissões entre os bispos, da oração. Então, todo ano para mim é de muito proveito o retiro aqui entre os bispos”, definiu ele.
Além da convivência entre os quase quinhentos bispos de 275 dioceses, Dom Agenor mencionou a celebração jubilar da CNBB para os 300 anos do achado da Imagem de Aparecida. “Vamos celebrar também como bispos, no domingo, a grande celebração ao meio dia com todos os bispos, o Jubileu da CNBB, aqui no Santuário Nossa Senhora Aparecida”, lembrou.
O Regional do Paraná, apresentará na Assembleia da CNBB o Projeto Missão Palavra e Pão, que acontece em irmandade com a Igreja da Diocese de Guiné Bissal, na África. “Vamos apresentar o livro que foi feito da Missão. Então a todos que colaboraram também na campanha das Bíblias que estão sendo enviadas, nós agradecemos de coração, para nossa missão na África”, concluiu Dom Agenor.
Acompanhe a entrevista em Áudio, com Dom Agenor
Entrevista e foto: Jorge Teles
Diocese de Guarapuava
Transcrição: Pe. Marcelo S. de Lara