Após vinte anos depois da última ordenação presbiteral, em 20 de Abril de 1997, do Frei Casemiro Witasiak, a comunidade de Rio Claro do Sul, distrito de Mallet – PR, renova a alegria de consagrar mais um filho de sua terra para o serviço à Igreja de Cristo, pelo ministério Sacerdotal.
Filho de Casemiro Sieklicki, falecido em junho de 2016, e de Júlia Sieklicki, tendo por irmãos, Janete, Tereza, Clarice, Cláudio e Cézar, João Francisco nasceu em 23 de junho de 1988 e entrou para o seminário em 2009. Junto com outros três colegas, recebeu a ordem do Diaconado no dia 03 de setembro de 2016.
Por volta das 16h do dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor, as ruas do bucólico vilarejo de Rio Claro do Sul, que soma próximo a 2 mil pessoas com a população do interior, ia sendo tomado de carros e pessoas que viam de diversas partes da Diocese. No alto falante da Igreja, minutos antes da celebração, padre Anderson Spegiorin, pároco e Reitor daquele Santuário, acolhia os fiéis expressando a grande alegria para a paróquia Nossa Senhora do Rosário e relatando o histórico das ordenações já acontecidas naquele local.
A celebração de ordenação, iniciada às 17h, deixou a igreja lotada, tendo que fiéis acompanhar em um telão debaixo de uma tenda, armada ao lado do salão da Matriz. Na procissão de entrada, além de padres, diáconos, inclusive do Rito Ucraniano Católico e seminaristas, o candidato ao sacerdócio, diácono João Francisco Sieklicki, entrava de braços dados com sua Mãe Júlia e um de seus irmãos.
Em sua homilia, Dom Agenor, bispo diocesano, ressaltava que a caminhada do sacerdócio é uma formação que envolve muitas pessoas. “Ninguém fica sacerdote sozinho, toda a comunidade e a família fazem parte desta formação”, destacava o ordenante.
No salão da Matriz, após a celebração, enquanto os convidados se serviam, um vídeo gravado com familiares trazia o testemunho de dona Júlia, mãe do novo sacerdote. “Quando eu era pequena, tinha a vontade de ser irmã religiosa, mas não foi possível. Quando casei, sempre ouvia dizer que a família deveria consagrar um filho para Deus. Nunca pressionei nenhum deles, mas rezava no meu coração que Deus despertasse tal desejo em algum. Sinto esse momento como um sonho realizado” revelava a mãe, com expressão de contentamento.
Em suas palavras de agradecimento ao final da celebração, o neo-sacerdote, padre João Francisco, falando dos desafios do caminho vocacional, contextualizava seu lema de ordenação, inspirado em Lucas 1,37 “A vocação vem de Deus, e se ele chama, nenhuma dificuldade impede a caminhada. Assim expresso no lema que escolhi. ‘Para Deus nada é impossível’”, declarou o novo padre.
Auxiliando o padre Sidnei José Reitz, pároco, padre João Francisco atuará como vigário paroquial na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul, onde como diácono fez seu estágio pastoral.
No domingo, 26, celebrando pela primeira vez na paróquia do Perpétuo Socorro, fiéis da Matriz e do interior compareceram em massa para saudar e celebrar com o novo padre. A expressão de admiração e alegria era visível no semblante dos fiéis que celebraram com vivacidade aquela Eucaristia.
“Padre João Francisco, é pelo teu Sim que se constrói a ponte que liga o nosso coração ao coração de Deus”,
expressou o ministro Almir Wilke, representando toda a comunidade.
*A Diocese de União da Vitória, rende Graças por mais um jovem comprometido com o anúncio do Evangelho, por meio da vocação sacerdotal.
Próximas Ordenações:
– No dia 22 de Abril, o Diácono João Henrique Lunkes, que está atuando na paróquia São João Batista, em São João do Triunfo, será ordenado padre na paróquia Senhor Bom Jesus, de Rebouças.
– No dia 27 de Maio, o Diácono Emerson Gonçalves de Toledo, que está na paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, também será ordenado padre na paróquia Senhor Bom Jesus, em Rebouças.
– No dia 08 de Julho, o Seminarista Claudimir P. Camargo, que está em Estágio Pastoral na Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio do Iratim – Bituruna, será ordenado Diácono.
Texto: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
Fotos: Heliton Domanovski e Pe. Marcelo
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”264″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]