Dando uma pausa nos trabalhos pastorais e administrativos das paróquias, os padres e alguns diáconos da Diocese, reservaram no mês de fevereiro três dias para renovar a vida espiritual, se fortalecendo para continuar a caminhada vocacional e pastoral.
Tradicionalmente, a Diocese de União da Vitória propõe ao clero, um retiro no início do ano. Desta vez, o encontro aconteceu dos dias 13 à 16 de fevereiro, na Casa de Retiros Madre Josafata Hordachevska, na Colônia Eurídece, em Ponta Grossa.
As reflexões foram conduzidas pelo padre Matthias Jacobus Andreas Ham, que trabalhou elementos da espiritualidade cristã com os traços do comportamento humano, conduzindo o clero a refletir que toda a vida sacerdotal exige do padre um equilíbrio, uma harmonia entre ações espirituais e ações de comportamento e pensamento humano.
“A identidade se forja quando se internaliza os valores. Aquilo que se assimila, define, vive, torna-se um valor para a pessoa. Com isso ela supera a divisão de viver em contradições, mas unifica a sua pessoa”,
dizia o pregador. Padre Matthias tem Mestrado em Psicologia clínica de religião e Mestrado em Teologia Espiritual, ambas pela Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma.
Além de momentos de oração em comum, após cada colocação do pregador, os retirantes tinham quatro horas, distribuídas durante o dia, para reflexão pessoal. As reflexões eram baseadas em textos bíblicos e textos paralelos como o texto de Segundo Galiléa que em um dos trechos refletia, “O Caminho cristão, a conversão, é também o caminho da maturidade psicológica: a experiência da fé, da esperança e da caridade cristã e a atividade progressiva do Espírito, também contribuem para o amadurecimento das faculdades humanas, sem substituir a autonomia da psicologia. Na medida em que a graça de Deus impregna as faculdades do espírito, a estrutura psicológica se humaniza”.
O Retido se encerrou com a celebração da santa missa, na quinta-feira, 16, às 11h, presidida por Dom Agenor Girardi, bispo diocesano.
Ao final da celebração, dom Agenor agradeceu as colocações do pregador dizendo que o retiro é sempre frutuoso ao clero. “As reflexões que o senhor nos deixou nos ajudarão muito durante o ano e em nossa vida certamente. Com certeza em algum momento retomaremos as anotações que fizemos nesses dias, para reavaliarmos nossa vida”, disse o bispo.
Padre Sidnei Reitz, Representante dos Presbíteros na Diocese, também agradeceu em nome de todos, as palavras do pregador que segundo ele, geraram questionamentos para cada um. “Padre Matthias, com seu jeito direto fez colocações que gerou indagações em cada um de nós, nos fez refletir sobre nossas ações, para crescermos na vida sacerdotal. Agradecemos por nos proporcionar esse amadurecimento”, manifestou o padre.
Já pensando no próximo ano, em um momento próprio, os padres e diáconos, juntamente com o bispo, se reuniram para recolher sugestão de nomes de possíveis pregadores que possam dar essa espiritualidade novamente ao clero, em 2018.
Texto e fotos: Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”257″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]