A chegada de um jovem ao sacerdócio exige um bom tempo de acompanhamento, que começa desde a percepção do pároco em sua comunidade, os Retiros Vocacionais, a formação no Seminário, além do período de estágio nas paróquias.
Na preocupação de fazer esse acompanhamento o mais dedicado possível, Dom Agenor Girardi, bispo diocesano, a equipe formativa do Seminário, e os párocos que acolhem os estagiários, fazem um trabalho em conjunto auxiliando os estagiários a se sentirem firmes, convictos e conscientes do Ministério que pretendem exercer por toda a vida.
O ano de 2017 conta com 3 estagiários nas paróquias: Claudimir P. Camargo, que está junto com o padre Mauro Sérgio, na paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio do Iratim; Ronaldo A. Rodrigues, que está com o padre Sidnei Reitz e o diácono João Francisco, na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul; e Maykon Freitas, que está com o padre José Carlos e o diácono Emerson de Toledo, na paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul.
Estes três jovens que já concluíram os estudos de filosofia e teologia, tiveram do dia 06 à 08 de fevereiro, um retiro, na chácara do casal Alceu e Margarete Ravanello, leigos do Movimento Serra, da paróquia do Perpétuo Socorro. O Retiro teve a direção de Dom Agenor que trabalhou assuntos da Vida Espiritual, Vida Comunitária, além de passar alguns Exercícios Espirituais, que de forma metódica ajudam no “Encontro com Deus”.
Os estagiários tiveram também o acompanhamento do padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário Diocesano, de União da Vitória, e no último dia, a presença do padre Sidnei e do padre José Carlos, que acompanham dois dos estagiários.
Maykon Freitas, que vem de outra diocese, conta que já no dia da sua nomeação na paróquia São Mateus, pôde sentir um clima positivo na Diocese de União da Vitória, pela acolhida que teve. “Agradeço a acolhida sincera que senti no dia da nomeação, isso é bom porque já dá um sentimento de pertença à Diocese”, expressou ele contente. Quanto aos dois dias de Retiro com Dom Agenor, o jovem elogiou a proposta.
“Acho muito importante essa iniciativa que a Diocese tem de acompanhar os estagiários, pois nos ajuda a se inserir no contexto da diocese…
Em nosso Encontro, destaco o planejamento e estabelecimento de metas que tivemos no último dia, isso dá segurança principalmente para eu que estou chegando”, concluiu o estagiário.
Além do encontro pessoal que o Retiro proporciona, saber conviver com o outro é algo que o futuro padre deve aprender, como destacou Claudimir. “O estágio nas paróquias nos ajuda a aprender a se relacionar e conviver com o outro, ainda que tenha seus defeitos. Precisamos aprender a olhar e valorizar as virtudes do outro, seja com um colega padre ou com os leigos”, mencionou Claudimir.
Na noite de terça-feira, 05, foi organizada uma missa por parte dos participantes do Retiro, em uma gruta próxima à Chácara. Mesmo sem ser algo pré programado para os moradores da região, o contato entre as pessoas e a comunicação pelo Rádio fez várias pessoas se fazerem presentes. Segundo o estagiário Ronaldo, isso demonstra sinal de pessoas unidas, o que gera bons resultados. “Quando as pessoas se relacionam bem, coisas extraordinárias acontecem, como o exemplo desta comunicação de última hora da missa, mas que lotou a gruta. Aqui em nosso Retiro estamos também nos conhecendo entre nós estagiários, buscando esse bom entrosamento para o trabalho em conjunto que faremos na diocese”, valorizou o seminarista.
O encerramento do Retiro se deu com um almoço na quarta-feira, 06, que contou também com a presença do padre Marcelo, do Seminário Diocesano, e do padre Anderson Spegiorin, pároco em Rio Claro do Sul – Mallet, localidade há 11 km da chácara.
À partir de então, os estagiários seguiram com seus párocos para o trabalho nas paróquias, continuando sua formação até o Diaconado.
Texto e Fotos:
Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
Mais fotos abaixo
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”256″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]