Filho de pais Italianos que vieram para o Brasil ainda crianças, o pai com 08 anos e a mãe com 05, nascido no dia 18 de outubro de 1920 em um pequeno distrito no Rio Grande do Sul, chamado Santa Tereza, hoje cidade de Bento Gonçalves e formado por padre Franceses e Americanos, padre Clorálio Caime vive a alegria de ter celebrado 70 anos de vida sacerdotal.
A celebração aconteceu na sexta-feira, 23, às 19h30 na paróquia São Cristóvão e Nossa Senhora da Salette, em União da Vitória, onde padre Caime é Vigário Paroquial, auxiliando o pároco, padre Claudino Lise, ambos sacerdotes Saletinos.
Minutos antes da celebração, enquanto oito colegas sacerdotes, o bispo diocesano Dom Agenor e ministros se paramentavam, padre Caime em entrevista ao Jornal Estrela Matutina relatava como surgiu sua vocação sacerdotal.
“Minha vocação brotou na cidade de Marcelino Ramos, norte do Rio Grande do Sul e divisa com Santa Catarina. Quando minha família se transferiu para lá, meu pai, junto com meu irmão, foram trabalhar na construção de uma das alas do Seminário Nossa Senhora da Salette. Quando eu visitava o Seminário com meu pai, ainda com 11 anos, fui gostando daquele ambiente e ingressei no Seminário no ano seguinte, aos 12 anos de idade”, relembrava o religioso.
Surpreso com a presença de tantos fiéis, de amigos padres e do bispo diocesano, em suas palavras durante a celebração o jubilando destacou sua simplicidade. “Não esperava tanta expressão assim, eu até esperava fazer algo mais simples, gosto das coisas simples, mas agradeço de coração a presença de todos nesse momento importante para mim”, agradeceu.
Padre Caime que na entrevista dizia não esperar viver tantos anos, hoje aos 96 anos de idade relata sua visão da vida sacerdotal.
“Quando entrei no Seminário nem tinha ideia o que era bem ser um padre, mas hoje sinto que o sacerdócio é uma Graça de Deus. Não é nenhum mérito meu, mas é Graça de Deus que vem como um Dom para colocarmos à serviço o povo”, definia o sacerdote.
O sentimento de gratidão por uma vida doada à este serviço veio também da paróquia Nossa Senhora da Salette. Em homenagem ao padre, o casal Laércio e Silvana de Oliveira expressaram seu reconhecimento em nome de toda a comunidade. “É lindo tê-lo aqui padre Caime, com seu sorriso sereno e sua sabedoria. Obrigado por ter respondido a esta árdua tarefa de ser um representante do Sagrado, de unir as pessoas e conduzi-las até Deus. Nossa gratidão por tudo, exatamente por tudo”, expressou o casal.
Com tanta bagagem de vida, relembrando a época de sua formação e observando a cultura atual, padre Caime também colocou sua opinião para os novos sacerdotes que atuam no mundo de hoje. “É claro que quando fui ordenado o povo era diferente, eram mais católicos, mas vejo que o padre deve estar presente na vida da comunidade onde ele trabalha, ser alguém alegre e disposto para poder animar as pessoas que hoje tanto sofrem e vivem tristes, desanimadas. Eu digo que, o padre faz a comunidade e a comunidade faz o padre”, aconselhou o jubilando.
Os festejos com o aniversariante continuaram após a santa missa no Salão da Paróquia. Fiéis da comunidade trouxeram doces e salgados para serem partilhados. Diante do bolo, ao lado dos colegas padres e de Dom Agenor, o jubilando concedeu a bênção sacerdotal aos alimentos e à todos os presentes, manifestando assim a essência de seu ser sacerdotal, concedendo a Bênção que é de Deus às pessoas.
Tal gesto da Bênção já havia sido relembrado pelo bispo diocesano durante a missa presidida pelo padre. “Quantas missas celebradas, quantos batizados e casamentos feitos, quantas bênçãos concedidas pelos senhor padre Caime nesses 70 anos de vida sacerdotal. Que Deus o recompense”.
Texto e fotos:
Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
Confira abaixo mais fotos
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”244″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”130″ thumbnail_height=”98″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”0″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Ver Slideshow]” order_by=”filename” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]