Em várias comunidades da Diocese, a pessoa do coroinha se faz presente exercendo seu Ministério e Serviço durante as celebrações.
Para manifestar o agradecimento e oferecer momentos de convivência e formação a esses jovens, no dia 13 e novembro a paróquia São João Batista, de São João do Triunfo, promoveu um grande encontro para 137 coroinhas de 19 comunidades, na capela do Porto Feliz.
Uma das formações foi dada pelo Diácono João Henrique Lunkes que orientou os jovens a respeito das funções práticas durante as celebrações.
“O Coroinha é aquele que está à serviço do altar transportando os objetos litúrgicos, executando as funções que lhe são próprias. Mas servir ao altar não é apenas ajudar o padre, servir ao altar é estender o Ministério também no serviço ao próximo participando do Mistério Pascal de Cristo, sua Paixão-Morte-Ressurreição” destacou o diácono.
Em outros momento de formação, os Seminaristas Alex Gabrich e Ronaldo Rodrigues, orientaram que ser um coroinha é também estar aos pés da cruz, é contemplar o Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho no dia a dia da vida.
“Devemos dar testemunho que somos amigos de Jesus dentro da Igreja enquanto ajudamos nas celebrações, mas também fora dela, em casa, na escola, quando estamos com nossos amigos”, dizia Alex.
O Encontro se encerrou com a santa Missa, presidida pelo pároco padre Joviano José Salvatti.
Que São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, interceda a Deus Pai por todos esses meninos e meninas que servem a Igreja, e pelas suas famílias.
Texto de: Diác. João Henrique Lunkes
Paróquia São João Batista