A Catedral Sagrado Coração de Jesus, de União da Vitória, acolheu no dia 16 de outubro, em torno de 300 pessoas para o ‘Cenáculo com Maria’, com o tema, ‘Mãe de Misericórdia, Volvei sobre nós o Vosso olhar’, promovido pela coordenação diocesana da Renovação Carismática Católica (RCC).
Para Ivone Magnani Pasquali, coordenadora diocesana, o evento tem por objetivo fortalecer os participantes da Renovação na fé e no carisma do Movimento. “Oferecemos este momento não só para membro da Renovação, mas para todos que desejam realizar um avivamento da fé na sua vida pessoal e comunitária, e para que cada participante volte entusiasmado para seus grupos paroquiais”, explicou Pasquali.
Além de palestras e animações com músicas de louvor e meditação, o encontro realizou também um pequeno ritual onde cada coordenador das paróquias pôde acender uma vela na ‘Vela do Jubileu’, posta ao lado da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. “Cada coordenador vai levar esta vela para sua paróquia, para que ela seja símbolo da Misericórdia e da chama da fé no grupo ao qual coordena”, motivou a coordenadora.
O Encontro que teve início às 8h30 indo até às 16h30 contou também com a presença do ex-diretor executivo do Escritório Nacional da RCC, em Pelotas (RS), Márcio Zolin, que em entrevista ao Estrela Matutina, destacou a importância da RCC na Igreja. “A Renovação tem sua importância específica dentro daquilo para a qual ela foi chamada a realizar, que é levar a Experiência do Espírito Santo aos fiéis, o qual motiva e anima a Igreja. O trabalho que a Renovação faz não é para si, mas sim para os fiéis, para as pessoas”, explicou Márcio, hoje apenas participante no Movimento. “Há algumas resistências ainda em alguns setores da Igreja em entender o papel da Renovação, mas isso está mudando, tem muitos espaços hoje sendo abertos”, reiterou Zolin.
Explicando a estrutura do Movimento que tem sua representatividades em 3 esferas, Nacional, Regional e Diocesana, Ivone Pasquali comenta que a Renovação busca por meio de materiais e formação entender melhor o seu papel na Igreja animando a participação dos fiéis na vida de fé. “Procuramos sempre estar em sintonia com as três esferas e também nas paróquias com os nossos padres, pois a ideia da Renovação é trazer mais jovialidade para a Igreja, uma vivência alegre da fé”, destacou ela.
O encontro se encerrou com a celebração da missa dentro da Igreja Catedral Sagrado Coração de Jesus, presidida por Dom Agenor Girardi, bispo diocesano.
Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom
Foi um dia de graça, para os que lá estiveram.Bendito seja Deus pelo Seu Amor derramado em nossos corações pelas mãos de Maria Santíssima, Mãe de Misericórdia!