Dois objetivos bem claros marcaram a motivação do 1º Show da Solidariedade, no dia 17 de setembro, nas dependências da Igreja Catedral de União da Vitória – PR. O primeiro deles foi promover a interação, a unidade, o trabalho das Pastorais, Movimentos e Organismo da Igreja Católica, ainda que exerçam atividades distintas.
Organizado pela Rádio Educadora AM, de União da Vitória, contando com a coordenação do apresentador Sandro Przysiny, o Show da Solidariedade visou também exercer uma boa ação, ajudando algumas Instituições das ‘Cidades Gêmeas’, União da Vitória e Porto União, que carecessem de alguma necessidade material.
Todo o evento teve a cobertura da Rádio Educadora, com momentos de transmissão ao vivo, além da gravação do evento feita pela Equipe do Canal 10 Web (C10W), coordenada pelo locutor da Rádio Educadora, Eduardo Caznok, compartilhando ainda o link no site da Educadora e no site próprio do Show da Solidariedade.
Para Douglas Lara, presidente do Grupo de Jovens JUC, da paróquia São Mateus, de São Mateus do Sul – PR, é sempre bom ajudar quando se conhece a seriedade da causa. “Viemos em 50 jovens do Grupo porque gostamos de ajudar. Todo mundo gosta de ajudar quando conhece bem a causa e os objetivos”, destacou o presidente do Grupo, que fez arrecadação de alimentos.
Cada Movimento e Pastoral, em sorteio realizado no dia 16 de julho, se tornou padrinho de uma Instituição, assumindo o compromisso de fazer uma campanha para ajudar a Instituição à qual foi contemplado.
No dia do Show, desde as 13h30, pessoas de diversas idades e dos diferentes Movimentos, Pastorais e Instituições iam se aglomerando para prestigiar as várias atividades organizadas para o dia.
Além da visita aos Stands (espaço reservado para cada Instituição expor seus trabalhos e serviços), o evento proporcionou momentos de palestras e também de orações, tendo como ponto alto a celebração da missa presidida por Dom Agenor Girardi, bispo diocesano de União da Vitória e concelebrada pelos padres Silvano Surmacz, pároco da Catedral, Marcelo de Lara, do Seminário Diocesano e da Rádio Educadora, padre Reonaldo Pizoni, do Instituto Piamarta e também de Dom Walter Ebejer, bispo emérito. Os cantos litúrgicos da missa ficaram à cargo do Coral Santa Cecília, da paróquia Santa Cruz e Cristo Rei, da cidade de Canoinhas – SC.
Enquanto se visitavam os stands, os participantes puderam também saborear de doces e salgados preparados no salão da catedral por Movimentos e Instituições da cidade de União da Vitória e Porto União -SC, que também se voluntariaram para a nobre causa solidária. Entre as 16h e as 18h30 aconteceram também debaixo da Tenda, apresentações artísticas trazidas por cada Instituição. A paróquia da Salette, de União da Vitória e o Instituto Piamarta trouxeram um teatro, A APAE, de União da Vitória e o Curso de Polonês da Faculdade Uniuv, de União da Vitória, apresentaram canções culturais.
Para animar mais ainda o evento, a Banda Amigos do Sagrado animou o momento das 20h30 às 22h. Embaixo da tenda, armada em frente à Igreja Catedral, participantes acompanhavam as canções da banda e também a entrega dos donativos arrecadados pelos “padrinhos” das Instituições.
Cada padrinho representando os Movimentos se dirigia à frente do palco para relatar diante do representante de sua Instituição, aquilo que arrecadou para ela. Era visível o olhar emocionado de gratidão tanto de quem recebia como de quem doava os mantimentos.
Uma das 14 Instituições ajudadas foi a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que ganharam do Lions Club de União da Vitória, 420 fraldas geriátricas. “Sou voluntária na Rede desde que fui motivada pelo meu pai. Ele sofreu com o câncer e foi atendido pela Rede Feminina e me mostrou a importância desta Instituição”, disse Arlete Felipe, que trabalha também no Brechó da Rede.
Além de confecção de materiais para ajudar na Instituição, a Rede oferece palestras de educação preventiva contra o câncer. “Damos palestras preventivas educando as pessoas a como prevenir o câncer. Uma informação bem direcionada previne muitas pessoas de adquiria a doença”, destacou Cassia Roseliane, voluntária na Rede.
Após a entrega, motivados pelo coordenador do evento, todos os participantes foram convidados a entrar na Catedral com uma pequena vela acesa fazendo uma corrente pelas porta laterais formando assim um coração. “Queremos aqui formar o coração do Sagrado Coração de Jesus, que é padroeiro desta Catedral, da Diocese de União da Vitória, da Fundação que mantém a Rádio Educadora, e da Cidade de União da Vitória”, motivou Sandro Przysiny.
Assim, com o entorno da Catedral toda iluminada pela corrente de velas, encerrou-se o 1º Show da Solidariedade, que também foi motivado para celebrar 2 anos da Sociedade São Vicente de Paulo, do Bairro Limeira, em União da Vitória, os 52 anos da Rádio Educadora, comemorado dia 22 de agosto, e os 40 anos de Criação da Diocese de União da Vitória a ser celebrado no dia 03 de dezembro deste ano.
Texto e Fotos:
Pe. Marcelo de Lara
Assessor da Pascom
Confira mais fotos abaixo.