Às seis horas da manhã, do dia 18 de setembro, a Alvorada Festiva, ao som de sinos, anunciava a grande festividade que estava para acontecer na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Claro do Sul. A expectativa do povo Rioclarense era grande pela chegada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, recepcionada para visitar toda a paróquia, vindo da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul, por onde ficou por um tempo.
Foram muitos dias de preparo, ansiedade e preocupação para deixar tudo pronto para a recepção da Imagem, e junto com ela comemorar na mesma festividade, os 120 anos da paróquia de Rio Claro do Sul.
À postos em frente à igreja, seguindo o costume antigo, dançarinos do Grupo Krakow colocavam fitinhas naqueles que vinham prestigiar a comemoração. No Pavilhão Paroquial, a batida das panelas e a carne no espeto anunciavam um almoço apetitoso para os romeiros.
Às nove da manhã, os fiéis iam chegando para rezar o terço e pedir bênçãos a Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Paróquia de Rio Claro e prestar seu culto também à Maria sob o título da Senhora Aparecida.
Embalada por cantos e pelo som dos sinos, os cavalheiros carregavam junto com a Imagem de Aparecida, a grande fé do povo que, emocionado acompanhava a chegada da procissão.
Junto com Dom Agenor Girardi, bispo diocesano, padre Anderson Spegiorin, o pároco, os devotos e as crianças vestida de anjinhos entoavam cantos marianos, saudando a ‘Mãe Aparecida’.
A Igreja ficou pequena para tantos fiéis que vinham com muita fé receber as Graças de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Rosário. “A fé e a presença do povo é impressionante”, declarou Dom Agenor, já reanimando o povo para a retomada das Romarias ao Santuário, marcada para 10 de setembro de 2017, junto com a Visita Pastoral do Bispo.
Nem mesmo a chuva atrapalhou a alegria dos presentes que tiveram a tarde animada pelos grupos, Gaiteiro do Sul e Grupo Campereando, e ainda puderam ver a apresentação do Grupo Folclórico Polonês Krakow.
Para os rioclarenses, a festa foi mais um importante passo na renovação da
Fé, marcando assim, a história deste povo que guarda como um tesouro seus costumes e tradições religiosas.
Texto e Fotos: Amanda Foëtsch e Jose Tezza.
Pascom – Par. N. Sr.ª do Rosário
Rio Claro do Sul