A primeira sexta-feira do mês de agosto de 2016, seis horas da tarde, ficará marcada para os fiéis da paróquia Nossa Senhora das Dores, do bairro Limeira, de União da Vitória.
Depois de anos terem convivido e trabalhado em conjunto nos trabalhos pastorais e administrativos da paróquia com os Freis Franciscanos Servos Missionários do Espírito Santo (OFM), à partir do dia 05 de agosto, a paróquia passa a ser administrada por novos pastores e colaboradores.
Com a morte de um dos fundadores da Congregação no dia 08 de julho, padre Frei Pedrinho Paulino da Silva, que por vários anos atuou como pároco na paróquia Nossa Senhora da Dores, os freis sentiram a necessidade de dar uma atenção maior às duas Instituições de Caridade que possuem na cidade.
Já no início da celebração da missa, presidida por Dom Agenor Girardi, bispo diocesano, um dos religiosos da Congregação, padre Frei José de Jesus, pároco da paróquia São Sebastião, em União da Vitória, falava da despedida da Congregação daquela paróquia e da saudade que Frei Pedrinho deixou: “Frei Pedro fez uma linda amizade aqui com o povo, e hoje está na eternidade intercedendo por nós. Devido aos outros trabalhos tivemos que mudar nossos irmãos daqui da paróquia para a Acardi e deixar a administração para nossos irmãos da paróquia do Rocio”, comentou Frei Jesus.
Movidos pelo sentimento de saudade do Frei Pedrinho, que tirava lágrimas do rosto de alguns presentes quando sua memória era mencionada, e pelo sentimento de alegria em receberem os novos freis na paróquia, o povo acompanhava a procissão de entrada, que às 18h20 da tarde dava início à Missa de Posse do novo Administrador Paroquial.
Na procissão de entrada, além do Bispo Diocesano estavam os freis da paróquia Nossa Senhora do Rocio, padre Frei Jesus, padre Mário Glaab, padre Marcelo de Lara, o Diácono Permanente Marcos Vinícius, seminaristas diocesanos e o novo administrador Padre Frei José Romão.
Atentos, os fiéis acompanham todo o rito da Tomada de Posse que incluía, a abertura da porta da igreja, a abertura do sacrário, o revestimento com a estola roxa e o gesto de segurar a Jarra de Batismo.
Em seu discurso ao final da celebração, padre Romão destacou a importância de se caminhar juntos. “Não estamos aqui para substituir ninguém, mas queremos continuar os trabalhos e caminharmos juntos”, esclareceu.
Ainda que o padre frei Romão continue residindo na paróquia Nossa Senhora do Rocio, Dom Agenor anunciou outra novidade para a comunidade, que a acolheu com muita alegria. “Vocês terão também a presença importante do trabalho das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, que passam a morar aqui na paróquia. Junto com o padre Romão e elas vocês caminharão para uma nova etapa na comunidade”, anunciou o bispo.
Encerrando a celebração, após a assinatura dos documentos, a foto com todos no presbitério da singela igreja de Nossa Senhora das Dores expressava a simplicidade e a alegria daquela celebração que marcava mais uma etapa da evangelização daquela paróquia.
Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pascom